sábado, 14 de outubro de 2017

Sebastião Madeira: Um tucano de 'bico mole' a serviço da oligarquia 


Ex-prefeito de Imperatriz, segundo maior cidade do Maranhão, e detentor de vários mandatos de deputado federal, Sebastião Madeira é daqueles políticos do PSDB considerados “tucano de bico mole”, ou seja, sem muita convicção daquilo que prega. Começou sua carreira política falando cobras e lagartos da oligarquia Sarney e se dizendo oposicionista, mas tão logo teve seu desejo contrariado de ser candidato a senador com o apoio do governador Flávio Dino inventou que o chefe do Executivo nada teria feito pelo seu município e se jogou nos braços do oligarca a quem tanto criticava e acusava pelos males existentes no Estado.
A bem da verdade, o que Madeira queria mesmo era ser candidato com as bênçãos de Flávio Dino, um governador popular que caminha firme para renovar o mandato e com potencial para eleger mais um “sem voto”. O ex-prefeito de Imperatriz, diante da confiança da população em Dino, queria aproveitar a carona, a exemplo do intragável Roberto Rocha, o “Asa de Avião”, eleito na sombra do governador, em 2014. Diante da recusa do Palácio dos Leões inventou uma história sem sentido, passou a flertar com a oligarquia e vai ser, provavelmente, mais um que Sarney para perto para matar de faca.
Segundo um experiente político, profundo conhecedor do tabuleiro político local, Sebastião Madeira criou todo tipo de dificuldade para ser chamado no Palácio dos Leões, mas como o governador não deu bolas para a sua pretensão de ser candidato ao Senado, resolveu tomar outro rumo e dever ser mais um a se agarrar no fracassado projeto da oligarquia Sarney retornar ao poder para continuar massacrando o povo do Maranhão e dragando as riquezas do Estado para algumas famílias que se viveram as custa do Erário.
Além de ambicioso, Madeira tem se revelado um político desleal. Foi para imprensa dizer que Dino não ajudou Imperatriz quando quem acompanha a política local sabe perfeitamente que até o último dia da administração de Madeira na Prefeitura de Imperatriz, o município recebeu recurso do Governo do Estado. O ex-prefeito, na realidade, tentou criar um ambiente de pressão para ser chamado, como ninguém deu bola para seu teatro, resolveu sair atirando a esmo, mesmo sabendo dos benefícios que Dino levou para toda a região, um gesto típico de político provinciano querendo dá um passo maior que as pernas.
Nos bastidores das eleições de 2018, são forte s comentários de que o ex-prefeito é o preferido de Roseana para compor a chapa majoritária da oligarquia como candidato ao Senado. É bom lembrar que em 2014, Madeira só aderiu a campanha de Dino quando viu que a candidatura de Edinho Lobão não tinha futuro.