segunda-feira, 30 de abril de 2018

José Sarney quer voltar ao poder no Maranhão por pura vaidade 


Reportagem publicada no Estadão sob o título “Sarney volta ao Maranhão e tenta retomar o poder” revela que o que menos importa para o grupo Sarney é o bem do povo do Maranhão. O velho oligarca José Sarney tá preocupado mesmo é em como encerrar sua carreira política pessoal.
Vaidoso, José Sarney custa aceitar ao fim de sua vida pública que perdeu o poder no estado em que dominou por cerca de meio século.
Depoimento de um amigo íntimo à reportagem do Estadão revela o principal motivo pelo qual Sarney quer retomar o poder no Maranhão: vaidade pessoal. “Para dar a volta por cima, de no final não ser um homem derrotado, marginalizado”, disse Benedito Buzar, presidente da Academia Maranhense de Letras.
Instalado num luxuoso apartamento de R$ 4 milhões no bairro Ponta D’areia, onde mora, José Sarney tem recebido e feito convites a diversos políticos para tentar articular a derrota do seu principal adversário, o governador Flavio Dino, nas eleições de 2018.
Nunca antes Sarney passou tanto tempo em São Luís. Até transferiu seu título de eleitor do Amapá para o Maranhão. A reportagem revela ainda que o ex-presidente pretende se instalar nos próximos dias na casa da família no bairro do Calhau, para facilitar os contatos pessoais com políticos.
Astuto, considerado uma das mais habilidosas raposas da política brasileira, o oligarca tem feito propostas até a aliados de Dino. Ele pode ainda estar por trás da onda de Fake News que têm sido usadas pelo sistema de comunicação do grupo Sarney para atingir o governo Dino.
A família nega que o patriarca esteja envolvido na política, apesar de estar clara a digital de Sarney em todos os movimentos do grupo desde que ele se mudou para São Luís. Mas isso também faz parte da estratégia deles.
O jornal Estadão revela mais. Sarney tende a abandonar Brasília de vez para se dedicar à política no Maranhão. Entretanto, a decisão envolve um dilema, pois a proximidade com o poder federal e o governo Temer são a principal fonte de poder do clã atualmente.
De todo modo, está claro o maior objetivo de Sarney por trás da tentativa de retomar o poder no Maranhão: a vaidade pessoal e a vontade de se servir do povo fazendo o povo pensar que está sendo servido. Eles sempre foram assim.
Veja a reportagem de O Estadão completa