sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Codó: TRE-MA deixa prefeito Francisco Nagib inelegível


A situação se complicou para o atual prefeito de Codó, Francisco Nagib (PDT), que tentaria a reeleição na disputa eleitoral de 2020.

Tentaria, pois se depender da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, Francisco Nagib não poderá nem disputar as eleições do ano que vem.
Nesta semana, o TRE-MA condenou Francisco Nagib por compra de votos e abuso de poder econômico, e com isso tornou o político inelegível pelo período de oito anos.
Para piorar a situação de Francisco Nagib, a decisão do TRE-MA foi por unanimidade, ou seja, todos os membros foram favoráveis a condenação do prefeito de Codó. Vale destacar que cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral, mas a decisão do TRE-MA já pode inviabilizar a intenção de Nagib de disputar a reeleição.
A punição de Francisco Nagib e referente as eleições de 2012. Naquela oportunidade, Nagib era aliado do prefeito mas resolveu romper com o então prefeito e hoje deputado estadual, Zito Rolim, que buscou a reeleição e venceu. Francisco Nagib terminou somente na terceira posição.
Curiosamente, atualmente Zito e Nagib são aliados e estão até no mesmo partido, mas foi justamente a coligação de Zito Rolim, “Codó no Rumo Certo”, que denunciou Francisco Nagib por compra de votos e abuso de poder econômico depois de o seu pai, o empresário Francisco Carlos de Oliveira, prometer pagar um 14º salários a empregados da FC Oliveira.
Tanto Nagib como o seu vice em 2012, José Francisco Neres, já haviam sido condenados em primeiro grau, mas recorreram, só que voltaram a sofrer nova derrota, por 7 votos a 0.
Só resta o TSE, para que Nagib ainda consiga pelo menos ser candidato em 2020 e tentar a reeleição para a Prefeitura de Codó.