quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Caxias recebe 3ª rodada de seminários em defesa de um Novo Fundeb 


Com o intuito de promover o debate sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o Fórum Estadual de Educação do Maranhão (FEE-MA), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou na terça-feira (18), no auditório do CESC-UEMA em Caxias, o Seminário o Novo Fundeb e seus impactos, em defesa da qualidade da educação e valorização de seus profissionais.
Claudinei Rodrigues, supervisor de Participação Social da Seduc, que no evento representou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, reafirmou a defesa do Novo Fundeb e revelou que sem o fundo de investimento para a educação fica inviabilizado qualquer projeto educacional no país.
“Nós apoiamos os seminários por entendermos que sem o Fundeb os estados e os municípios não têm como seguir o seu planejamento, de ter uma educação de política pública de Estado e não de governo. Então, se o fundo acabar, ficam todos os encargos por conta apenas da receita estadual e municipal, o que vai inviabilizar todos os investimentos, inclusive o fornecimento de alimentação escolar, transporte e, sobretudo, pagar e valorizar os profissionais da educação”, defendeu.
A coordenadora do Fórum, Antônia Benedita, destacou a importância da participação da comunidade nos encontros. “Cada dia mais a gente percebe a necessidade dessa discussão com a sociedade. O evento está sendo muito bem recebido pela população, porque há muito engajamento, nós temos vários segmentos participando dos debates e por isso que estamos alcançando êxito a cada encontro realizado”, salientou. 
O Fundeb é uma política de financiamento estratégica para o Brasil e sua vigência termina este ano. O secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Gilmar Soares Ferreira, declarou que os estados do Nordeste terão um grande prejuízo se o financiamento para a educação não for aprovado com urgência.
“No Maranhão, os prejuízos serão imensos se o Fundeb deixar de existir. Na região Nordeste, 100% dos municípios sofrerão uma drástica redução de recursos para pagamento dos salários dos educadores, construção e reformas de escolas, formação inicial e contínua dos educadores, dentre outros pontos”, revelou.
Ferreira ainda elogiou a organização dos seminários pela realização dos debates. “O Fórum Estadual de Educação do Maranhão está de parabéns pela jornada de seminários junto à população. É fundamental estabelecer o debate com a sociedade, é a forma mais rápida para exigir a aprovação desta importante matéria”, finalizou.
A vereadora Thais Coutinho revela que o município de Caxias está vivendo um momento ímpar, referindo-se à participação da comunidade no seminário em defesa do Novo Fundeb ampliado e permanente.
“Hoje aqui estamos vivendo um momento histórico, porque nós estamos lutando pela permanência e aumento desse repasse que é muito importante para o ensino do nosso país. Esse ato tem uma grande relevância e eu, como representante do legislativo, tenho o compromisso e a responsabilidade de defender a educação do nosso país e do nosso município. É um prazer está participando desse evento”, comemorou.
O seminário contou também com a participação de Marciana Bezerra, gestora Regional URE Caxias; Arnaldo Rodrigues, professor e pré-candidato a prefeito de Caxias pelo PSOL, José de Arimatéa, professor e pré-candidato a vice prefeito de Caxias pelo PSL, Thais Coutinho, vereadora de Caxias; Carla Simone Silva, representante de pais; Luan Cavalcante, representante de estudantes; Rosanilde Araújo, secretária Municipal de Educação de São João do Sóter; Lenita Araújo, vice-presidente da ADEVIC (Associação dos Deficientes Visuais de Caxias); Deusimar Serra, diretora UEMA polo Codó, dentre outros participantes.
Secom/GovMA