segunda-feira, 13 de julho de 2020

Fábio Gentil faz balanço da pandemia em Caxias 


Blog do Zeca Soares - O prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos) foi o entrevistado desta segunda-feira (13), no Ponto Final, na Rádio Mirante AM. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o prefeito estava no estúdio, enquanto que o apresentador Jorge Aragão estava em casa. Gentil agradeceu a solidariedade pela morte do seu pai, o deputado estadual Zé Gentil, vítima da Covid-19.
“Agradecer pelas suas palavras em relação ao meu pai deputado Zé Gentil, em que aconteceu esse trágico, não deixa de ter sido um acidente de percurso. E ter tirado aquela pessoa que mais me direcionava nesse mundo que eu sigo, esse mundo político, um bom direcionamento. Vai deixar um bom legado e bons aprendizados para mim, e com certeza agora tenho uma responsabilidade duplamente ativa a minha e a dele, pelo amor que ele tinha por esse estado, seu povo, e conforme ele tratava a vida pública com serenidade e acima de tudo com respeito à população”.
Fábio Gentil fez um balanço das ações de combate à Covid no município.
“Desde o início que essa pandemia chegou ao Maranhão, desde o primeiro caso, nós resolvemos tomar atitudes. Atitudes às vezes duras, que às vezes não é o melhor para um gestor público, que foi o isolamento social através do fechamento do comércio. Fechamos o comércio por 62 dias. E a gente sentiu a necessidade de que nós pudéssemos naquele momento, nesses 62 dias, fazer um estudo e um apanhado de como andava o município. Mas vale ressaltar que não só fechou o comércio, nós procuramos a de todas as formas preventivas. Nós adquirimos para Caxias aqueles carros com bicos satonizadores, foram dois, que estão fazendo a desinfecção em todos os bairros, em todas as ruas de Caxias. Isso é um serviço feito diariamente, manhã, tarde e noite. Colocamos cabines de desinfecção, implantamos várias pias com higiene pessoal em vários pontos do município Caxias, nas instituições financeiras, centro comercial, Mercado Central, no mercado de bairro. Por aqui nós entendemos que através dessa higiene pessoal nós poderemos, com certeza, também contribuir para que as pessoas entendam a gravidade do que é esse problema dessa pandemia e faça sua parte”, disse.
“Fizemos também a aquisição de 30 máquinas de costura para o município e começamos a confeccionar. Já confeccionamos mais de 500 mil máscara, onde o município pode doar a máscaras para cada um da população caxiense, até mais, uma ou duas máscaras. Colocamos a obrigatoriedade do uso da máscara, isso fez com que o município Caxias seja um dos municípios acima de 100 mil habitantes com o menor número de contaminados no estado do Maranhão e com o menor número de óbitos. Todas as ações de prevenção contribuiu muito para que o povo entendesse isso. E o bom relacionamento entre gestão pública municipal, prefeitura de Caxias e a população fez com que esse entendimento proliferar do lado bom. É bem verdade que a contaminação não depende do gestor público, a gente direciona. É necessário que o povo entenda a sua responsabilidade e divida com o poder público, de que se não evitar aglomerações, se não tiver um ambiente fechado, se não contribuir fazendo a sua parte com o uso dos EPIs e fazendo todo esse processo com certeza irá acontecer o que aconteceu em muitos municípios, que é a contaminação comunitária. Aí não deixa de ter acontecido em Caxias também”, acrescentou.