Nota de repúdio da bancada federal do Maranhão
É inaceitável, e profundamente vergonhoso, que um Deputado Federal, eleito para representar a nação brasileira, utilize seu espaço público para propagar preconceito, estigmatização social e desprezo institucional contra um estado inteiro. Tal postura não apenas agride o Maranhão, mas rebaixa o nível do debate político nacional e compromete a imagem do próprio Parlamento.
O mais grave é que essas declarações partem de um parlamentar cuja trajetória pública é marcada por polêmicas reiteradas, condutas incompatíveis com o decoro parlamentar e histórico amplamente conhecido de envolvimento em episódios que colocam em xeque sua autoridade moral e ética. Alguém com esse histórico não possui legitimidade moral para atacar um povo trabalhador, resiliente e historicamente negligenciado pelo Estado brasileiro.
Diante da extrema gravidade das declarações, a Bancada Federal do Maranhão, de forma unificada, suprapartidária e institucional, deliberou pelos seguintes encaminhamentos imediatos e concretos:
1. Representação formal ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, por possível quebra de decoro parlamentar;
2. Proposição de Voto de Repúdio no Plenário da Câmara dos Deputados;
3. Ofício à Presidência da Câmara dos Deputados, solicitando providências formais;
4. Encaminhamento de representação ao Ministério Público Federal;
5. Articulação junto às lideranças partidárias para coibir exemplarmente condutas dessa natureza.
A Bancada Federal do Maranhão seguirá vigilante, firme e unida na defesa do respeito, da democracia e da dignidade do nosso povo.
Duarte Jr.
Coordenador da Bancada Federal do Maranhão
