domingo, 24 de abril de 2022

O Túnel de Caxias 

Por Arnaldo Rodrigues 

A cidade de Caxias é um lugar fascinante, rica em história e cultura. De um passado glorioso, com um futuro incerto rumo ao progresso. 


Logo bem ali, cerca de 5 km do centro de Caxias, precisamente no povoado do Correntinho  - 3° distrito, as margens da Ferrovia Transnordestina encravado em uma propriedade privada. Esconde-se uma grande obras da engenharia ferroviária,  que vêm resistindo ao tempo  

A bela obra construída por brasileiros e britânicos, durante a instalação da linha férrea que liga Teresina à São Luís. Se é que podemos chamar de túnel, pois o que passa por dentro do mesmo são águas do Riacho Correntinho, dando embelezamento, que nos chama nossa atenção.


A robusta construção secular, carregada de simbologia histórica,  precisa de manutenção e cuidados, seus degraus usados para barrar os impactos da força d'água estão danificados, seu interior e seus paredões de tijolos, aparentemente parecem estarem em boas  condições. 

Como cidadão, sugiro que esse se torne um ponto de visitação e que mais pessoas. possam  conhecer esse monumento  histórico,  através de parcerias públicas e privadas.