terça-feira, 9 de julho de 2013

SAÚDE PRECÁRIA.


No Brasil, a saúde pública é tratada com descaso, negligência e impostos altos que impedem acesso a medicamentos e desvalorizam os agentes de saúde, sem falar nas mortes e sofrimento de pessoas nas filas, nos corredores dos hospitais e postos de saúde, falta de leitos, insuficiência de profissionais, equipamentos defasados, desvio de recursos, fraudes, corrupção e impunidade.

Em Caxias, qualquer ato suspeito, os responsáveis por administrar os recursos do SUS, usam seus meio de comunicação para dizer que tudo não passa de perseguição politica. Enquanto que as irregularidades, dias após dias o Ministério Publico vai desvendando e mostrando a veracidade das denuncias sobre os desvios de recursos públicos destinados para tratar da saúde dos caxienses.

No atendimento para crianças no Hospital Infantil Dr. João Viana, a precariedade predomina e também a falta de estrutura, sem falar da falta da existência de um médico pediatra. As mães agonizam com seus filhos de colo a espera de atendimento. Nos postos de Saúde quê ficam distante do centro da cidade, o sofrimento é maior, pois geralmente uma simples inalação não é feita por defeito no aparelho e, com isso as pessoas tem que se deslocaram até o Materno Infantil para realizar o citado procedimento, usado no tratamento de crianças com asma e falta de ar.

No Hospital Geral e na Maternidade Carmosina Coutinho, denuncias sobre o péssimo atendimento, são feitas e divulgadas diariamente na imprensa. No Geral, neste ultimo final de semana, foi um verdadeiro caos a situação, a falta de ambulância da SAMU prejudicou no atendimento à varias pessoas que sofreram acidentes, as reclamações da precariedade se multiplicaram ainda mais. Na Maternidade, falta camisola e lençol para as pacientes usarem no momento do parto,  falta  estrutura e há o descaso do poder publico na manutenção para o bom funcionamento da Unidade Hospitalar.

Assim esta a saúde publica de Caxias e em todo o Brasil. O povo morrendo a minguá a espera de um atendimento de qualidade, enquanto isso políticos perversos, vestidos com o manto da impunidade desviando recursos públicos, destinados para dar um atendimento digno a qualquer cidadão que necessita dos trabalhos médicos do SUS.