quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Flávio Dino participa de Agritec, concede benefícios para produtores e adquire Hospital Municipal para Santa Luzia

Flávio Dino participa da abertura da 12ª Agritec, em Stª Luzia (f. divulgação)
Festa, agradecimentos e muitas ações marcaram a passagem do governador Flávio Dino pelo município de Santa Luzia, nesta quinta-feira (24). Ele participou da abertura da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Território Vale do Pindaré/Agritec Santa Luzia, a 12ª edição do evento no Maranhão, concedeu uma série de benefícios para os produtores da região e realizou antigo sonho da população luziense com repasse de R$ 3,2 milhões para aquisição do Hospital Municipal Pedro dos Reis Fernandes Neto.

Acompanhado da prefeita de Santa Luzia, França do Macaquinho, Flávio Dino foi parabenizado por milhares de pessoas por garantir um sonho de décadas do povo e que vai melhorar a saúde do município: a aquisição do Hospital Municipal. O governador entregou um cheque simbólico no valor de R$ 3,2 milhões para a Prefeitura adquirir o prédio onde hoje funciona, alugada, a unidade hospitalar.

“Com isso a gente vai realizar o objetivo de Santa Luiza ter o seu próprio hospital”, ressaltou Flávio Dino, garantindo que o Governo do Estado ajudará também na reforma e ampliação do Hospital Municipal.

A prefeita agradeceu a iniciativa e disse que o governador está demonstrando grande parceria e vontade de trabalhar pelo município. “Somos contemplados hoje com o nosso tão sonhado Hospital”, comemorou França do Macaquinho.

Agricultura Familiar 

Na 12ª Agritec em Santa Luzia, o governador também beneficiou 79 famílias produtoras com a entrega do cartão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)  
A abertura da 12ª Agritec reuniu vários produtores familiares de Santa Luzia. Foi o caso do agricultor Zé Martins, de 60 anos, que nunca tinha colocado seus produtos em exposição para venda. “Então agora essa é a primeira feira que está tendo aqui na região e, segundo a direção do projeto, ela vai continuar no município. E para nós é importante. A vida tá melhorando graças a Deus”, relatou.

Durante a Agritec, o governador Flávio Dino deu sequência às políticas de apoio a agricultura familiar, no âmbito do programa Mais Produção, que estão transformando a produção do Maranhão. Ele entregou o Cartão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para 79 famílias de agricultores de Santa Luzia – que garante a compra alimentos da agricultura familiar e os destina a pessoas em situação de insegurança alimentar – 14 títulos de terra e 15 kits de irrigação para os municípios de Conceição do Lago Açu, Igarapé do Meio, Pindaré Mirim, Pio XII, Santa Luzia e Tufilândia.

Com o objetivo de proporcionar estrutura adequada para comercialização dos produtos, o Governo do Estado entregou um kit feira com 18 barracas, que contém balança eletrônica, caixa plástica, caixa vazada e conjunto de equipamentos de proteção individual. “Estamos desenvolvendo o Maranhão a partir da agricultura familiar. Entendemos que esse é o caminho. Vimos aqui na Agritec muita tecnologia, comercialização, muita gente, é isso que a gente quer e vamos fazer ainda mais pelo Maranhão”, sublinhou o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

“Estou muito feliz de ver essa grande mobilização dos produtores, a 12ª Feira em parceria com instituições, bancos, movimentos sociais, para que os produtores tenham mais conhecimento, condições de produzir mais, ter maior produtividade, isso é importante para eles, para a geração de renda, e é importante para o nosso estado e para a produção de alimentos”, reiterou o governador Flávio Dino.


fonte: SECOM/GOV/MA