quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Deputados recebem visita do reitor da Universidade Estadual do Maranhão 


O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado  Humberto Coutinho (PDT), recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta-feira (23),  a visita de cortesia do reitor da Universidade Federal do Maranhão – UEMA, Gustavo Pereira da Costa.
Durante a visita - que também contou com as presenças dos deputados César Pires (PEN), Rigo Teles (PV), Ricardo Rios (SD),  Roberto Costa (PMDB) e Marcos Calda (PSDB) - o reitor pediu o apoio da Casa na aprovação de projetos de lei enviados pelo Poder Executivo que irão beneficiar a UEMA.
O primeiro projeto de lei, que deu entrada hoje no legislativo estadual, dispõe sobre a tabela de remuneração dos docentes da universidade; o segundo e terceiro, são Medidas Provisórias – que deverão chegar no máximo até a próxima semana – dispõem, respectivamente, sobre a gratificação dos servidores e o que trata da reorganização administrativa da UEMA.
O presidente Humberto Coutinho agradeceu a visita e afirmou que vai pedir urgência na apreciação e votação das matérias. Ele reafirmou a parceria com a universidade no sentido de ajudar tanto os docentes como a classe acadêmica. “É uma honra recebê-lo nesta Casa. Fique tranquilo que vamos defender e aprovar o mais rápido possível; vamos pedir urgência na votação”, acentuou Humberto Coutinho.
“Estamos hoje aqui para tratar de assunto de interesse da Uema. Nesse segundo semestre vamos ter encaminhados pelo Poder Executivo pautas de interesse dos professores e de seus servidores. Vim explicar para o presidente Humberto Coutinho a importância  dessas medidas para a comunidade acadêmica.  É sempre importante, saudável e necessário dialogar com o Poder Legislativo, como representante do podo do Maranhão e a Universidade Estadual do Maranhão, além de prestar contas, também deve se coadunar com os esforços de construção do desenvolvimento do Maranhão melhor”, afirmou o reitor durante a sua visita.
O reitor também acentuou que a Assembleia Legislativa tem sido atenta tanto nas reivindicações da Universidade como também da sociedade maranhense. Disse que todos os projetos que são em encaminhados pelo Executivo, que é de interesse da UEMA – como por exemplo:  criação de novos campus e de novos cursos – A Casa tem aprovado.
Ao finalizar, o reitor salientou que a Assembleia Legislativa do Maranhão, historicamente, sempre foi uma grande incentivadora da Universidade, tanto que semana passada aconteceu uma sessão especial comemorativa aos 35 anos da UEMA.
“Esta é uma dupla homenagem: ao mesmo tempo que a Assembleia Legislativa homenageou, nós fizemos agradecimentos ao conjunto dos parlamentares por ter sempre colocado a Uema em um grau de prioridade elevada e eu, como reitor, sou porta voz do agradecimento da comunidade universitária”.
Apoio
O deputado César Pires destacou que a visita do reitor Gustavo Pereira da Costa é importante para manter a parceria. “Ele veio pedir o apoio para consolidação cada vez mais dos campus da Uema; da intercessão de Humberto junto ao governo Flávio Dino, até porque o Humberto também tem cursos superiores no pool da sua família. Ele também veio agradecer algumas ações que esta Casa fez a favor da UEMA".
“A abertura desse diálogo é importante. Humberto Coutinho, pelo próprio modelo dele de gestão, de abraçar as causas de todos nós, de poder compreender as carências de determinados seguimentos do governo, ele, o reitor, veio aqui pedir a Humberto que continue a abraçar as ações pertinentes àquela universidade”, disse César Pires.
Agencia Assembleia