sexta-feira, 13 de março de 2020

Filiação partidária 
Da coluna do Mário Assunção (Portal Noca) 



Dizem os mais antigos que a eleição proporcional (de vereadores) começa a ser definida no momento da formação das coligações partidárias, que aconteciam no momento das convenções em agosto do ano da eleição. Com o advento da reforma política, uma das mudanças foi o fim das coligações proporcionais. Então, cada partido deverá montar seus times de candidatos para tentar ocupar vagas na Câmara Municipal.

A decisão de qual partido escolher para ser candidato passou a ser uma credencial fortíssima para o sucesso do pleito vindouro. Muitos partidos não disputaram vagas legislativas e os candidatos devem se distribuir em torno de 9 partidos, sendo 4 de situação e 5 de oposição, se mantiverem as candidaturas os 5 pré-candidatos a prefeitos anunciados. 

Por outro lado, a decisão prematura da filiação precisa levar em consideração a qualidade dos partidos e a proporcionalidade (serão 3 candidatos homens para cada mulher candidata no partido). Assim, cada partido poderá ter no máximo 20 candidatos homens e 9 mulheres. Esse time será responsável por angariar a maior quantidade de votos na tentativa de romper a barreira do coeficiente eleitoral para ter direito a cadeiras no legislativo. Portanto, faz-se necessário mesclar os candidatos com os puxadores de votos e os medianos para tentar a maior quantidade possível de votos. 

Engana-se quem pensar que um candidato com menos de 600 votos terá capacidade de se eleger nessa próxima eleição. Portanto, vamos colocar a cabeça para pensar, fazer cálculos e buscar um grupo forte para ter êxito para se tornar vereador a partir de 2021.

Outra mudança importante que aconteceu é que só participava da divisão das sobras as coligações que atingissem o coeficiente eleitoral. Com a nova lei, todos os partidos poderão participar da divisão das sobras das vagas remanescentes. Com a proximidade do fim do prazo de transferência e emissão de novos títulos eleitorais, os caxienses aptos a votar ficaram em torno de 110 mil eleitores, elevando o coeficiente eleitoral próximo a casa dos 5 mil votos para partido ter direito a uma das 19 vagas disponíveis no parlamento caxiense.