quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Maranhenses ainda sofrem com prejuízos causados pelas chuvas

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informou que equipes permanecem monitorando cidades afetadas pelas chuvas, entre estas Poção de Pedras e Imperatriz. Totalizam 838 famílias desabrigadas ou desalojadas pelas chuvas, segundo último boletim emitido pela corporação, na segunda (21).

O número de famílias desabrigadas no interior do estado reduziu, em relação ao mês de janeiro, mas, 34 municípios ainda permanecem em monitoramento. Na última semana, uma enxurrada ocorrida no município de Poção de Pedras causou vários prejuízos, 74 famílias estão desabrigadas ou desalojadas, mas recebem auxílio do poder público.

As equipes dos bombeiros trabalham na operação de resgate e auxílio humanitário, em todos os municípios com registros de grandes danos. No momento, os municípios que inspiram maiores cuidados, são: Pedreiras e Trizidela do Vale, onde o rio Mearim já ultrapassou novamente a cota de inundação.

Desde janeiro deste ano, o volume de chuvas provocou a inundação de rios e córregos, principalmente na região sul, central e oeste do Maranhão. Um total de 22 municípios decretaram situação de emergência: Barra do Corda, Buriti Bravo, Caxias, Colinas, Estreito, Formosa da Serra Negra, Fortuna do Maranhão, Grajaú, Imperatriz, Jatobá, Lagoa Grande do Maranhão, Mirador, Paraibano, Parnarama, Pedreiras, Santa Quitéria, São João do Sóter, São Luís Gonzaga, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca, São Roberto e Trizidela do Vale.

No final do mês de janeiro, foram registradas até 2200 famílias desabrigadas e desalojadas. Ao todo 7600 famílias foram afetadas direta ou indiretamente pelos prejuízos.