sábado, 29 de janeiro de 2022

O incentivo ao esporte como instrumento de transformação social

Como o patrocínio de empresas privadas apoia atletas, aumenta o desempenho do Maranhão nas competições e promove melhorias sociais

O esporte é uma importante ferramenta capaz de construir uma sociedade mais desenvolvida, promover a união dos povos e melhorar a qualidade de vida de quem pratica. Incentivar o esporte oferece aos atletas melhorias significativas no âmbito profissional, estudantil, social, além de proporcionar saúde e lazer. Ao mesmo tempo, o esporte tem o poder de produzir emoções coletivas, ajudando a unir comunidades e promovendo a inclusão social. 

Pensando nisso a Equatorial Maranhão patrocina e apoia projetos voltados para o esporte no estado. A distribuidora acredita que o Esporte pode transformar vidas e por meio desses incentivos deposita esperança nas pessoas e busca contribuir para que todos possam ter as condições de acesso necessárias para usufruir do direito ao esporte. Entre as iniciativas apoiadas pela Companhia, merecem destaque as Ações Esportivas do Jaracaty, a Escolinha de Futebol CTM, o projeto Liberdade com Basquete, a estação de lazer para pessoas com deficiência e idosos “Inclusive, Praia!’’, a Copa Interestadual de Basquetebol em Cadeiras de Rodas e o Centro Desportivo Maranhense para Cegos (Cedemac). 


Além do mais, quando o assunto é esporte de alto rendimento a premissa é a mesma, acreditar nas “pratas da casa” e levar o nome do Maranhão para o mundo por meio do esporte. Contrariando a ideia de que o esporte se limita apenas à área de lazer, este tem se tornado cada vez mais profissionalizado e ocupado pódios importantes de maneira bem rápida. Como prova disso, no Maranhão, a natação tem recebido destaque, mostrando-se forte e promissora. A representante maranhense, a atleta de ponta, Carol Hertel, da equipe ATLEF/NINA, patrocinada pela Equatorial Maranhão por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, tem apresentado uma constante evolução e segue alcançando significativas conquistas nacionais e internacionais.

“O patrocínio da Equatorial me ajudou bastante porque a gente passa o ano inteiro treinando para participar do máximo de competições possíveis e o apoio da empresa nos possibilita competir em todas as etapas do Brasileiro, além de algumas participações internacionais. Então, a gente teve a oportunidade de mostrar nosso desempenho e colocar todo nosso treinamento em prática, justamente por conta do apoio da Equatorial.” Disse a atleta de apenas 20 anos que já se destacou em competições regionais, nacionais, sul-americanas e até na Europa. 

Carol Hertel, é uma das indicadas ao Troféu Mirante Esporte 2022, premiação considerada o “Oscar do Esporte Maranhense”. Entre os três destaques que concorrem ao prêmio, além dela, o nadador Heitor Raiol também faz parte do time patrocinado pela Equatorial. Reconhecer o trabalho e esforço de cada atleta é essencial, uma premiação como essa pode alavancar a carreira dos jovens esportistas e abrir inúmeras portas rumo ao sucesso.  No Troféu Mirante temos ainda a Judoca Kaylane Azevedo, do projeto social, Judô no Jaracaty, também patrocinado pela Companhia. 


Deste modo, espera-se que o esporte possibilite maior qualidade de vida aos atletas, bem como às famílias e aos moradores das comunidades envolvidas. “O objetivo da Equatorial é facilitar o caminho dos atletas, promover carreiras pensando também no Maranhão como um todo e incluir aqueles que nem sempre tem acesso. Por meio do programa de responsabilidade social da Companhia podemos dar incentivo aos esportes, focando nas pessoas, nos aproximamos cada vez mais de um futuro ético e próspero, especialmente para os mais jovens, pois uma criança que pratica esportes com frequência cresce com mais saúde, relaciona-se melhor com os outros, tem um rendimento melhor na escola e consequentemente melhora a qualidade de vida’’. Assim pontua Carlos Hubert, executivo de comunicação e marketing da Equatorial Maranhão. 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão