terça-feira, 3 de maio de 2022

Após dois anos, prefeitura de Caxias retoma programação da Feirinha da Gente 

No domingo (1º), a alegria teve lugar marcado, na Praça Vespasiano Ramos no Centro de Caxias (MA), na Feirinha da Gente, que retomou as atividades após dois anos de paralisação por conta da covid-19.

A Feirinha ficou pequena para tantos espectadores. Milhares de caxienses compareceram para prestigiar as atrações organizadas pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Patrimônio Histórico.

Uma diversidade em atrações artísticas, gastronomia, artesanato, café da manhã, produtos da agricultura familiar e serviços de saúde foram ofertadas aos caxienses e visitantes.

A Feirinha da Gente é um dos principais atrativos turísticos da cidade, que agora volta a ofertar lazer e a circulação de economia alternativa.


A programação começou com a venda dos produtos, às 6h, e em seguida teve a solenidade de reabertura oficial da temporada 2022. “Com toda essa vibração e energia positiva a gente dá prosseguimento à Feirinha que certamente vai marcar a história do nosso município”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, participou da reabertura e lembrou que este é um momento de retomada não só dos grandes eventos da cidade, mas da economia local. “É muito importante e gratificante este retorno. Estamos vendo o nosso objetivo principal sendo alcançado: ver a família reunida, população presente e nossos comerciantes, nossos agricultores, nossos artesãos mostrando os seus produtos. É isso que nós queremos, gerar oportunidade”, disse o gestor.


A  Ana Cristina, foi uma das visitantes deste domingo, que aproveitou para passear e apreciar o melhor da cultura e da gastronomia. “Eu estava com saudades disso aqui, da culinária, da cultura. Estou muito feliz, é um ambiente que faz bem para todos nós”, disse a dona de casa.

Graças a ela e muitos outros frequentadores da Feirinha, neste domingo agitado, é que dezenas de barraqueiros puderam aumentar seus lucros, alguns pela primeira vez. “É a chance das pessoas verem os nossos produtos, comprarem e também ter esse contato com outras pessoas, estávamos com saudades”, contou a dona Ana Maria, barraqueira na Feirinha da Gente.

Desde a primeira edição da Feirinha da Gente, em 2017, ela virou uma alternativa importante não só para a agricultura familiar, mas para negócios de outros seguimentos e para o meio musical. Hoje, o evento contou com a participação da Banda PagoBlack, Ensaio do Boi Encanto de Caxias, Nicka e Banda, além da presença de ex-atletas de grandes clubes do Brasil. Um deles, o Marcelinho Carioca, que passou pelos maiores clubes do país, tendo sua ascensão no Corinthians. “Essa cidade tem um calor diferente, não só pelo clima, mas pelo carinho do público caxiense. Estou gostando muito da feirinha, é um ambiente muito gostoso”, disse o ex-atleta.

Este ano, pela primeira vez para a Feirinha, a Prefeitura realizou um edital e está convocando toda a classe artístico-cultural caxiense que se inscreveu, garantindo recursos também a essa categoria, uma das mais afetadas pela pandemia.(Ascom/PMC)