terça-feira, 3 de maio de 2022

São João do Sóter: PM apreende carga de madeira ilegal no povoado Bom Jardim

A ação aconteceu durante barreira policial montada na MA-127, no povoado Bom Jardim, na zona rural de São João do Sóter 

                                                                     (foto Ascom/2°BPM)

Uma equipe da Polícia Militar conseguiu apreender na noite desta segunda-feira (02), um caminhão com uma carga de madeira com indícios de irregularidades. A ação aconteceu durante barreira policial montada na MA-127, no povoado Bom Jardim, na zona rural de São João do Sóter (MA).

De acordo com a Polícia, após a abordagem ao veículo foi constado a pesagem de 46 m³ de madeira cortada em toras. Indagado sobre a origem do material, o motorista apresentou uma nota eletrônica com data e quantidade diferentes da carga transportada.

Ele informou ainda aos policiais, que estava levando a carga para cidade de Tuntum (MA). Diante da situação o suspeito foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil para providência jugadas cabíveis.

Povoado Bom Jardim

A localidade na última sexta-feira (29), foi palco de um assassinato brutal que teve como vitima o quilombola Edvaldo Pereira Rocha, presidente da Associação dos Quilombolas do povoado Jacarezinho em São João do Sóter (MA).

Segundo as informações, ele estava fazendo um lanche em um comércio, às margens  da MA 127, no povoado Bom Jardim, entrada da localidade ‘Nezito’, que dá acesso ao santuário São Francisco, quando dois homens surgiram em um veículo e efetuaram vários disparos contra ele. Edvaldo teve morte imediata.

O líder quilombola Edvaldo Rocha tinha depoimento agendado para o início da semana sobre a extração ilegal de madeira na região do Quilombo Jacarezinho. A informação é da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), que apontou os conflitos agrários, posse da terra e também o desmatamento na região como principais razões das contendas na área.(Portal Itapecuru).