sexta-feira, 25 de abril de 2014

Principio de tumulto durante manifestação de mototaxistas em frente a Prefeitura 

Dezenas de mototaxistas se reuniram, na manhã de quinta-feira (24), em frente à Prefeitura para a realização de uma manifestação, que era para ser  pacífica e cujo o objetivo principal foi chamar a atenção do governo municipal quanto ao combate a mototaxistas clandestinos na cidade. Mas um principio de tumulto, por conta de desentendimentos dos manifestantes com funcionários da prefeitura e guardas municipais,  por muito pouco a manifestação não de transformou em um ato de selvageria. 

Durante a manifestação o principal alvo dos manifestantes foi os mototaxistas piratas, que segundo os profissionais habilitados para exercer a profissão, prejudicam e avacalham o bom andamento dos serviços prestados pela categoria  regularizada, cadastrada e com o alvará expedido pela Secretaria de Trânsito e Transportes do município. O presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Natal Nogueira, espera que o poder publico municipal cumpra o que é determinado por Lei e pela legislação do trânsito. 

O presidente do Sindicato dos Mototaxistas informou ainda que por várias vezes foi conversar com o secretário de Transito, Junior Martins, pedir ajuda para combater os clandestinos. Entretanto, até o momento nada foi feito e segundo comentários feitos por alguns profissionais que trabalham sobre duas rodas, o chefe da pasta alega que o numero de agentes de trânsito é insuficiente para realizar o trabalho de fiscalização, combater os piratas e retira-los de circulação. 

O Sindicato estima que existe hoje aproximadamente 1.700 mototaxistas cadastrados e o dobro deste numero que exerce a profissão clandestinamente. 

O blog e a maioria dos usuários dos serviços de mototaxistas concorda que o serviço dos clandestinos é intenso, houve até um período que esses profissionais tentaram criar uma Associação da categoria e tiveram o respaldo de alguns vereadores. Mas mesmo assim não conseguiram a regularização. 

O prefeito Léo Coutinho recebe na próxima semana os representantes do Sindicato dos Mototaxistas para mais uma vez tentar resolver o imbróglio com os profissionais clandestinos. 

Adianto que será muito difícil resolver de imediato, pois existe a questão do social. E da mesma forma como pode existir pessoas ruins infiltradas no meio dos mototaxistas clandestinos, tem também ótimos cidadãos, pais de famílias que ganham o pão de cada dia honestamente trabalhando no serviço de transportar passageiros sobre duas rodas.