quarta-feira, 20 de maio de 2020

Mário Assunção admite que pandemia somente será vencida com compromisso e união dos caxienses 

Vereador Mario Assunção participando da sessão remota na CMC 
Em contundente discurso durante a segunda sessão remota da CMC, realizada na ultima segunda-feira (18), o vereador Mário Assunção (Republicanos), chamou a atenção de todos os seus colegas de bancada, bem como à população caxiense, ao enfatizar que o município está vivenciando um dos momentos mais difíceis da sua história, ao reunir num mesmo instante, gravíssimo problema na área sanitária e de internação e tratamento em saúde, com séria ameaça de colapso na economia da região.
No entendimento do parlamentar, face aos acontecimentos provocados pela pandemia do novo coronavírus que ascende no município, causando preocupação a todas as autoridades, já que a infraestrutura da rede de saúde não tem suporte em volume suficiente para aguentar a demanda recorrente de doentes, o remédio mais certo é seguir-se a quarentena recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). "Mas isto não está acontecendo no nosso município, em que pese o prefeito Fábio Gentil já haver tomado todas as medidas cabíveis para disseminar uma política de isolamento social, talvez a única medida mais apropriada para sustar a evolução da covid-19 em nossa região", assinalou.
E continuou: "Se isso não acontecer, nosso sistema de saúde vai falir. Temos que trabalhar pela saúde das pessoas, mas também pela economia. Se não houver controle para os comerciantes, que abrem as portas para vender e o povo para comprar, não teremos força para derrubar a doença", admitiu.
Para o vereador, é importante que os comerciantes entendam a verdadeira situação; que o povo compreenda que as filas têm que ser normatizadas e que as pessoas, de um modo em geral, sejam mais conscientizadas a respeito da política de distanciamento social imposta no município, que tem o propósito de salvar vidas,mas também de salvar nossa economia.
Citando o caso da vizinha cidade de Codó, comunidade menor do que a de Caxias, ele explicou: "Em Codó, fizeram pouco caso do isolamento social, deixaram o comércio abrir, a população circular, e o resultado é que o município hoje está com um número de casos de covid-19 muito maior do que em nossa cidade. Nós podemos errar, porque se trata de uma doença nova, mas nós não podemos errar por omissão", frisou.
Para que tudo fique muito claro e objetivo em relação ao combate à pandemia do novo coronavírus em Caxias, Mário Assunção aprovou sugestões de colegas para que ocorra brevemente um encontro da vereança com os responsáveis pela Secretaria de Saúde do município. "Devemos e temos a obrigação de sabermos de tudo que está se passando no órgão com transparência; os recursos que dispomos, o que já foi aplicado e o que ainda será aplicado em prevenção e tratamentos contra a doença. Essa é a maneira correta de abordar-se um problema da maior gravidade como é essa pandemia que está presente em Caxias", concluiu.
Ascom/CMC