terça-feira, 3 de agosto de 2021

Energia elétrica fica mais pesada no orçamento familiar para 79% dos consumidores  

Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, encomendada pela Associação dos Comercializadores de Energia (Abraceel), revela que a conta de luz ficou mais pesada no bolso do usuário do setor, em relação ao início da pandemia da Covid-19, para 78% dos consumidores. Para 79% deles, a conta de luz passou a pesar mais no orçamento familiar, e 74% buscaram diminuir o consumo de energia em suas residências para economizar.

O levantamento, que ouviu 2.077 pessoas em todas as regiões brasileiras, também apontou que a o valor da energia elétrica vem sendo considerada "cara" ou "muito cara" por cerca de 83% dos entrevistados - cinco em cada seis brasileiros acreditam que o valor é acima do possível. O valor vem se mantendo em valores altos anualmente desde 2015 (quando 88% consideravam a conta de luz cara ou muito cara).

Segundo o presidente-executivo da Abraceel, Reginaldo Medeiros, a energia é considerada mais cara pelo brasileiro de renda média. "A população de renda baixa tem a tarifa social, com muito desconto - e 25% dos brasileiros tem essa tarifa social", disse. 

"É o brasileiro de renda média que tem essa sensação [de que a conta está cara], porque para ele não há esse subsídio na tarifa. Muitas classes na energia elétrica recebem subsídios, mas a tarifa residencial a partir de 220 kW/mês de consumo, fora de programas sociais, paga a tarifa integral", complementou o dirigente da Abraceel.