terça-feira, 3 de agosto de 2021

Ex-secretario de Infraestrutura de Caxias explica em carta aberta os motivos de sua exoneração do cargo 

O engenheiro Murilo Novais (foto acima), em carta aberta aos caxienses e à imprensa, detalhou os reais motivos do seu afastamento nesta segunda-feira (2) do comando da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Caxias. Confira a baixo a carta do ex-secretario na íntegra.

Carta aberta aos caxienses

Irmãos, sou um caxiense apaixonado por nossa terrinha, só saí daqui para estudar e me formar, e como muitos outros filhos da Princesa do Sertão  logo retornei para trabalhar por nossa gente. Uma missão difícil, mas que foi dada por Deus, e eu espero tê-la cumprido a rigor.

Por meio desta carta, quero agradecer primeiramente a Deus por me ter dado a oportunidade de desenvolver minha profissão de engenheiro frente a uma pasta tão importante, que é a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SINFRA), onde agi com amor e dedicação.

Em segundo lugar, agradeço à minha família, minha base, por sempre me apoiar e me ceder para tal missão. Sou grato ao meu amigo Fábio Gentil, por me ter dado a oportunidade de voltar a Caxias, e mais ainda por ter confiado a implantação de tantas obras importantes que ficarão na história da nossa cidade.

Esta carta também é dedicada a vocês, que escolheram esta terra para amar e viver, e que acompanharam minha dedicação e empenho para desenvolver ainda mais nossa cidade por meio de obras estruturantes. Agradeço o respeito de todos vocês e por isso, sinto-me na obrigação de comunicar que estou deixando o cargo de secretário municipal de Infraestrutura por motivos de saúde.

É de conhecimento de todos que recentemente passei por um momento delicado na minha saúde. Em setembro, passei por uma cirurgia na coluna e este ano fui levado à prova ao ser infectado, entubado e submetido ao ponto mais crítico dessa doença devastadora, que é a Covid-19. Fisicamente estou me recuperando bem, mas psicologicamente ainda não me recuperei o suficiente, e preciso de mais tempo para ficar junto da minha família, e por rigorosa orientação médica tenho que descansar um pouco e me cuidar.

Depois de muitas reflexões e recomendações, decidi me afastar dos trabalhos da Secretaria. Afinal, permanecer neste cargo sem dar total atenção a todas as responsabilidades que me competem não seria honesto da minha parte com a cidade, tão pouco com cada pessoa que aqui decidiu construir sua vida e que sempre confiou no meu trabalho à frente da SINFRA. Contudo, permaneço neste governo, pois confio no trabalho que está sendo realizado e nos projetos futuros que estão sendo pensados e planejados para Caxias sob o comando do prefeito Fábio Gentil.

Agradeço a cada um que esteve torcendo pela minha recuperação, e que orou e rezou pela minha vida, para que eu pudesse está aqui hoje e cumprir uma nova etapa da missão que Deus me deu. Jamais esquecerei das rodas de oração na frente do hospital, das queridas varredeiras que todos os dias paravam o trabalho para fazer uma oração, e não esquecerei das milhares de mensagens que recebi e  que ainda não consegui responder todas.

Agradeço também aos meus parentes, amigos, colegas de trabalho e em especial a minha família: minha esposa Márcia, meus filhos Álvaro e Adriano, minhas noras Taísa e Meire, minha netinha Luísa, minha mãe Lenita, meus irmãos, minha sogra e todos os meus cunhados.

Meu muito obrigado aos colegas secretários e secretárias. Agradeço por todos os momentos e todas as ações maravilhosas realizadas e compartilhadas com vocês. Tenho orgulho de ter participado deste capítulo da história de Caxias. Estou saindo com a consciência tranquila por ter deixado grandes obras para os caxienses.

Obras que me fazem recordar a cidade antes desta gestão, e perceber que construímos um capítulo de crescimento para Caxias e toda a sua população. Eu não poderia deixar de destacar algumas delas, tais como: Mirante da Balaiada, Praça da Chapada, Complexo Hospitalar Gentil Filho, Praça da Bíblia, ponte do bairro Luísa Queiroz, os calçamentos das Vilas São José e Beira Rio, Escola da Vila Paraíso, além da iluminação em led de diversas ruas das zonas urbana e rural da cidade.

E por fim, agradeço o empenho de todos que fazem a SINFRA, os secretários adjuntos Antônio Reis, Gentil Neto, Adriano, José Cláudio e Alberto Simão (Betinho). Agradeço também a parceria dos vereadores atuais e os que ocuparam a Câmara Legislativa nos últimos 4 anos. Desejo de coração, que todos tenham uma jornada abençoada e sucesso.

Amor por Caxias, tenho a certeza de que é aqui que quero viver pelo resto dos meus dias.

Muito obrigado! Que Deus nos abençoe e nos proteja.

Eng. Civil Murilo Novais

Carta Aberta à Imprensa

Senhores e senhoras da imprensa caxiense!

É com muito respeito que comunico a vocês a minha saída da Secretaria de Infraestrutura de Caxias (SINFRA). Porém, continuarei no governo, apoiando esta gestão que muito tem a fazer pela nossa cidade.

Vocês sabem que passei por um quadro crítico de Covid-19, inclusive noticiaram meu afastamento. Recuperei-me, voltei bem fisicamente, mas por orientação médica, preciso descansar. Por todas as grandes responsabilidades que competem ao cargo de secretário, minha questão de saúde pode interferir no meu desempenho à frente da pasta.

Quero agradecer, a cada profissional da imprensa, pelo apoio e pelas críticas construtivas, que tanto foram úteis para nos manter no caminho certo rumo ao desenvolvimento de Caxias e bem-estar da população. Sou grato pela deferência e respeito de todos vocês e mais ainda por terem mostrado aos telespectadores, ouvintes e leitores, de forma imparcial, os avanços na infraestrutura de Caxias.

Agradeço por terem reconhecido o grande valor do Mirante da Balaiada, do Complexo Hospitalar Gentil Filho, além do nosso esforço para manter a cidade limpa e propiciar um trânsito mais seguro a população. Graças a competência e parceria dos meus secretários adjuntos Adriano, Gentil Neto, José Cláudio, Antônio Reis e Alberto Simão (o Betinho), fizemos um grande trabalho.

E por terem valorado o empenho e compromisso do meu grande amigo e prefeito Fábio Gentil. Sem suas ideias e visão de futuro, nada do que foi feito seria possível, por isso, a ele dispenso grande admiração. Desejo toda sorte do mundo e sabedoria ao Fábio, para que continue desenvolvendo uma Caxias melhor para todos, pois sei que a cidade está em boas mãos.

Por fim, desejo a todos vocês independentemente da função que exercem e do veículo que representam, muita saúde e criatividade nos textos, imagens, locução, apresentação e em toda a rotina diária em mostrar para o Maranhão e para o mundo o melhor da nossa terra, da nossa gente, e os avanços que tivemos e que ainda teremos.

Um abraço cordial,

Murilo Novais