segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Legislativo reforma sua sede no mês em que completa 210 anos de fundação

O presidente da Câmara Municipal de Caxias, vereador Teódulo Aragão (PP), adiou o sonho do legislativo funcionar em outro prédio próprio, mais moderno e de acordo com os novos tempos da política caxiense, decidindo realizar no momento uma reforma na sede centenária que há bom tempo abriga o poder no município.

A determinação chegou em boa hora, uma vez que nesse 31 de outubro de 2021, o legislativo completou 210 anos de criação, após a determinação ter sido homologada pelo Príncipe Regente D. João, no distante ano de 1811, quando o então Julgado das Aldeias Altas passou a ser a Vila de Caxias das Aldeias Altas, conquistando a soberania administrativa, legislativa e judicial, sob o comando da Câmara Municipal, conforme o modelo da época, sob o reino de Portugal, Brasil e Algarves.

Pressionado pelas dificuldades econômicas que tomaram conta do país, por causa da pandemia do covid-19, que afetaram também a máquina do serviço público, o presidente não viu outra alternativa e determinou a execução de serviços na CMC dentro de contenciosa planilha de gastos, no interesse da Casa funcionar mais a contento para seus servidores e para a população.

Nos últimos dias houve substituição de piso na área do pátio interno que abriga o gabinete dos vereadores, pintura geral, substituição de portas danificadas, renovação nos toaletes e instalações elétricas, e o plenário deverá recuperar a capacidade de seus condicionadores de ar, os quais, em razão do tempo de atividade em funcionamento, já não mais correspondiam ao conforto esperado, sobretudo nos períodos mais quentes do ano, como ocorre nesse momento.

A reativação do auditório Dr. Marcelo Thadeu de Assunção, localizado ao fundo do pátio interno, será outra novidade, ainda mais porque o espaço está sendo preparado para receber um elevador que permitirá acesso a pessoas com deficiência.

O anexo dará mais comodidade ao trabalho das pautas relacionadas às comissões permanentes da casa, mas será importante também para o legislativo dar sequência à sua nova política de estreitamento de laços com a comunidade, facilitando a realização de audiências públicas e de palestras de interesse da população que ora acontecem nas dependências do plenário, local das sessões legislativas e solenes.

Como parte da nova política de gestão que está em andamento na casa, os parlamentares da 19ª Legislatura acompanham e participam das campanhas que interessam ao bem estar dos caxienses. Em setembro passado, foi a Campanha Setembro Amarelo, de prevenção contra a depressão e o suicídio, na qual participou promovendo quatro ciclo de palestras com especialistas da área, todas desenvolvidas no plenário e divulgadas ao vivo no sítio da CMC e pelos diversos canais das redes sociais.

Agora, começou a funcionar, na noite de terça-feira (26), o sistema especial de iluminação da fachada do prédio da Câmara, como parte da inserção do legislativo nas campanhas voltadas à prevenção de doenças e ao tratamento de enfermidades, com o objetivo de difundir a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde. Apesar de “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” serem as mais conhecidas, todos os meses do ano têm campanhas com cores específicas.

Foram instalados três refletores de 50 watts, com várias opções de cores, na parte superior, iluminando toda a fachada. As lâmpadas acendem e apagam automaticamente, por um temporizador (timer), em horários predefinidos. Os pontos superiores, que mudam de cor via controle remoto, a cada mês, terão as cores das campanhas. Este mês, por exemplo, a fachada ficará na cor rosa, já que estamos no período de prevenção ao câncer de mama.

“Em uma ação pioneira na Câmara de Vereadores de Caxias, instalamos refletores que mudam de cor e somam às campanhas de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde e prevenção de doenças que temos abraçado em nossa gestão”, afirma Teódulo Aragão, presidente da Câmara, enfatizando que, a cada mês, a fachada estará alertando para uma doença específica.

Ascom/CMC