quinta-feira, 22 de maio de 2014

Sessão da Câmara Municipal: nervos a flor da pele

Acalorados
Na sessão desta quarta-feira [21], como há algum tempo não acontecia no plenário da Casa, os debates foram bem mais acalorados que os de costumes. O momento que prendeu a atenção de todos, ficou por conta da matéria que estava na pauta de discussão, o projeto de Lei enviado pelo Executivo que regulamenta os serviços de mototaxistas no município.

Polêmica
A vereadora Taniery Cantalice iniciou os debates no pequeno expediente criando uma polêmica, disse a oposicionista que o projeto de Lei enviado à Casa pelo Executivo municipal foi plagiado de um projeto da sua autoria que tramita na Secretaria da Câmara desde novembro de 2013.

10 dias 
A parlamentar informou que o prazo para ser dado um parecer pela Comissão de Constituição e Justiça é de 10 dias, mas no entanto o projeto de Lei de autoria da oposicionista regulamentando o serviço de mototáxi foi protocolado na Casa no dia 20 de novembro de 2013, e somente agora foi apreciado e dado o parecer assinado pelo presidente da Comissão no dia 19 de maio de 2014.

Maioria 
Dentro de um parlamento quem vence é a maioria. Disse o vereador Fábio Gentil no pequeno expediente, ressaltando que o Projeto de Lei da vereadora Taniery já deveria ter sido apreciado e colocado na pauta de votação há muito tempo, pois tramita desde novembro do ano passado nos anais da Casa, acrescentando ainda que o mesmo não seria aprovado em face que os edis situacionistas são soberanos no parlamento caxiense.  

Justificativa 
A presidente Ana Lucia justificou dizendo que o Projeto de Lei do Executivo foi elaborado por técnicos da Prefeitura em comum acordo com o Sindicato dos Mototaxistas. A chefe do Legislativo argumentou e disse que os próprios mototaxistas informaram que outro grupo de profissionais não sindicalizados procuraram a vereadora Taniery  em busca da regulamentação do serviço sobre duas rodas. Ana ressaltou ainda que em nenhum momento pensou em anular o projeto de Cantalice. 

O sétimo 
O vereador Antonio Luis, um dos mais velhos do parlamento caxiense, recordou e falou no pequeno expediente que com o que estava sendo discutido, chegava ao numero de 7 a quantidade de projetos de Lei enviados e aprovados pela Câmara sobre a regulamentação da profissão de mototaxista em Caxias. Mas enfatizou dizendo nunca nenhum foi cumprido como prevê a Lei de aprovação. 

Esquentou 
O clima esquentou pra valer, a partir do momento que a vereadora Taniery Cantalice (PRTB) foi à tribuna. Taniery levando uma cópia do projeto de sua autoria e explicou dizendo que o Executivo fez apenas algumas alterações, simples, mas foram feitas. Enquanto a parlamentar falava, apartes foram negados e o bate boca acirrado entre a oposicionista com governistas foi inevitável. 

Bombeiro 
Coube ao líder do governo, vereador Mário Assunção, apagar o fogo aceso sobre o assunto do Projeto de Lei que regulamenta os serviços de mototaxistas no município. Assunção disse não entender a polêmica que foi criada em torno do assunto, para saber quem é o pai da criança, quando o principal objetivo é à aprovação para o bem estar da categoria e o bom andamento dos serviços prestados aos usuários que utilizam moto-táxi como meio de transporte.