quinta-feira, 22 de maio de 2014

Foi instalada a primeira mini-estação de tratamento de água em Caxias 
                                                                                                                                        [foto Ronaldo Pereira]
O prefeito Leonardo Coutinho esteve na manhã desta quinta-feira (22) no Mercado Central acompanhando de perto a instalação da mini-estação de tratamento de água.  Participaram do ato: Carlos Aberto Martins, diretor geral do SAAE/Caxias; engenheiro Francisco Monte Negro, técnico da empresa Lics (Laboratório, indústria, comércio em saneamento), que veio a Caxias para mostrar como o trabalho é realizado;  técnicos e químicos do SAAE/Caxias, muitos feirantes também acompanharam todo o processo de instalação.
“Esta nova tecnologia vai melhorar a qualidade da água para nossos feirantes e consequentemente levar alimentos de mais qualidade para os consumidores, pois muitos dos alimentos comercializados são lavados aqui mesmo no mercado”, disse o prefeito.
O novo sistema não utiliza energia elétrica, é de simples instalação e vai minimizar custos promovendo a neutralização microbiológica, possibilitando o aproveitamento de águas de baixa qualidade provenientes de lençóis superficiais como, água de córregos, rios, represas, açudes e cisternas que armazenam águas das chuvas (REAPROVEITAMENTO), bem como, águas subterrâneas através de poços tubulares profundos. 
Para o açougueiro Francisco Barros, conhecido popularmente como “Feijão” a miniestação é um dos maiores ganhos que o feirantes receberam este ano. “Eu acho muito importante porque nós temos uma grande preocupação com higiene e sempre temos que limpar os alimentos que vendemos com uma água de melhor qualidade o limpeza destes produtos será feita de melhor maneira também, nós então só temos a agradecer ao prefeito Léo Coutinho”, concluiu o açougueiro.
Durante a instalação o diretor geral do SAAE, eng. Carlos Martins, explicou que miniestações como esta também podem ser, futuramente instaladas na zona rural do município.
“Com um equipamento como este evitamos a necessidade de se transporta água por longas distâncias, é uma solução simples, pratica e eficaz com resolutividade”, afirmou o diretor.
Os integrantes do SAAE tiveram contato com a nova tecnologia na 18a. Feira de Saneamento da 44a. Assembleia da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento que ocorreu em Uberlândia (MG) na semana de 5 a 9 de maio. Esta mini estação de tratamento de água é a primeira a ser instalada na região.
fonte: Ascom/SAAE