sexta-feira, 24 de junho de 2022

PROFESSOR DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DA ZONA RURAL REALIZA PROJETO DE CONFECÇÃO DE “FORNO SOLAR” NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

O professor Especialista Flávio Cruz, da rede pública municipal, Graduado em Ciências Biológicas pela (UFMA) Universidade Federal do Maranhão e em Geografia pela (UEMA) Universidade Estadual do Maranhão, realizou junto com seus alunos do 9º Ano do Ensino fundamental na Escola Municipal São Francisco, Povoado Tamboril no município de Matões do Leste Maranhense. 

O Profssor Ewir Caldas, foi o pioneiro na confecção e divulgação deste projeto inovador no Maranhão e, foi por meio de uma oficina oferecida por ele no ano de 2011 que o Professor Flávio Cruz quando ainda era acadêmico do Curso de ciências biológicas, tomou conhecimento da riqueza e importância deste trabalho para o meio ambiente.

CONHEÇA O FORNO SOLAR E SAIBA COMO ELE FUNCIONA

O primeiro Forno Solar que se tem notícia foi construído pela primeira vez por um naturalista francês em 1767, usando madeira e vidro. Depois disto vieram muitos outros experimentos com construções de várias formas e tamanhos diferentes, mas só na década de 70 quando uma enfermeira americana Bárbara Ker e Nicole tiveram a ideia de usar o papelão para a construção do forno solar e com isto a construção deste equipamento tornou mais simples e barato.

Fonte renovável, a energia solar pode ser reaproveitada de diversas maneiras. Neste contexto, o uso do forno solar como uma alternativa sustentável ao forno comum pode ser bastante eficaz e vem se intensificando desde 1990. Mas, afinal, como funciona o forno solar?

O fundo preto absorve a luz solar e converte-a em radiação infravermelha, que não passa pela tampa de vidro, criando o efeito estufa, podendo atingir até 150°C.

Sem a utilização de gás, de lenha e nem de energia elétrica, o forno é capaz de cozinhar qualquer alimento sem dificuldade. Em média, o cozimento demora um pouco mais do que em um forno comum e leva de 2 a 6 horas.

A simples confecção e utilização enganam, já que o aparelho traz muitos benefícios a quem o utiliza. Entre os benefícios estão a economia de energia elétrica, redução no número de desmatamento e queimadas, bem como a redução na emissão de CO2.

O problema, no entanto, é que o forno solar é totalmente dependente da condição climática e, portanto, não pode substituir 100% o convencional.

COZINHA SUSTENTÁVEL

A possibilidade da construção do próprio forno solar gastando o mínimo possível leva uma esperança às regiões mais carentes de energia e economia. Os modelos são muitos e variam. O mais simples é o painel, feito com um pedaço de papelão, revestido com algum papel laminado.

Foi em 1990 que as pesquisas em torno do forno solar se intensificaram, com a descoberta da associação internacional Solar Cookers. A organização distribuiu fornos desse tipo a 28 mil famílias no Quênia e, oito anos depois, constatou que cerca de 20% delas ainda usavam os painéis como equipamento principal da “cozinha”. A estimativa é de que no período houve uma melhora ambiental considerável, visto que quase as 6 mil famílias, que estariam queimando lenha, adotaram a cozinha sustentável.

No Brasil, um projeto da Associação Caatinga disseminou a utilização do Forno Solar na região da caatinga. A ideia era implantar a tecnologia na área, aliando a sustentabilidade. Para isso, as famílias foram capacitadas para a utilização no preparo de diversos alimentos nos fornos solares distribuídos pela Associação. Dessa forma, a região aproveita a maior energia que a envolve, o sol.

 

ESTRATÉGIA DE ENSINO - APRENDIZAGEM


Sabe-se que a energia solar é uma fonte renovável e bastante proveitosa, portanto cabe aos professores levá-la ao conhecimento dos alunos. Pode-se dizer que a capacidade de transformar uma forma de energia em outra deu ao homem a capacidade de atuar sobre a natureza, daí resultando todo o desenvolvimento tecnológico e científico que hoje se conhece.

Ao tomar como base o princípio da conversão de uma forma de energia em outra, o professor pode propor aos alunos a construção de um forno solar caseiro. Essa experimentação pode ser vista como uma forma alternativa de utilizar a grande quantidade de energia solar que se tem para fins didáticos.

É sabido que muitas pessoas fazem uso da energia solar para cozinhar ou até mesmo aquecer alguns alimentos. Nestes termos, será observado como fazer um pequeno forno solar que pode chegar a temperaturas suficientes para aquecer sanduíches ou até mesmo cozinhar um ovo e o que será necessário para a sua construção.

·         Caixa de papelão (em que caiba um pires, panela ou até mesmo um prato raso pequeno);

·         Folha de papel alumínio;

·         Saco plástico transparente;

·         Cartolina preta;

·         Fita adesiva;

·         Cola de isopor

REFERÊNCIAS

BBRAINERGISER. How to make a simple solar cooker to understand the use of solar energy. 2014. (3m54s). Disponível em: Acesso em: 5 de junho de 2018. GEARUP. How to make a solar cooker. 2017. (5m04s). Disponível em: Acesso em: 5 de junho de 2018. 

TECHXCITE, Duke. Cooking with the sun activity. 2012. (6m40s). Disponível em: Acesso em: 5 de junho de 2018. MANUAL DO MUNDO. Como fazer forno solar com caixa de pizza. 2014. (4m40s). Disponível em: Acesso em: 5 de junho de 2018.