terça-feira, 2 de agosto de 2022

Maranhão foi o estado do Nordeste com mais prisões de agressores de menores em operação do Ministério da Justiça 

Policiais envolvidos na Operação Acalento fazem incursões em um
dos endereços investigados 

O Maranhão foi o estado do Nordeste que mais se destacou no combate a crimes cometidos contra crianças e adolescentes no curso da Operação Acalento, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública entre 13 de junho e 13 de julho de 2022. Nesse período, foram registradas 140 prisões em diferentes municípios maranhenses e realizados 760 atendimentos a menores vítimas de violência.

A Operação Acalento foi coordenada pela Secretaria Nacional de Operações Integradas (Seopi), comparticipação das polícias civis de 25 estados e do Distrito Federal. Os dados consolidados, por região, foram divulgados pelo Ministério da Justiça nessa segunda-feira (1º).

Nos nove estados nordestinos, foram presos 335 suspeitos de cometer crimes contra crianças e adolescentes. O número de prisões é o segundo maior no Brasil, atrás apenas da região Sudeste.

Com a atuação integrada das polícias civis da Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe e Ceará, o resultado foi o atendimento de 2.494 vítimas de violência, aplicação de 212 medidas protetivas solicitadas, ministração de 67 palestras e campanhas, 18 mandados de busca e apreensão e 86 menores apreendidos.

Pernambuco foi o estado com o maior número de menores de idade apreendidos por suspeita de envolvimento em crimes de violência contra crianças e adolescentes, 60. No Nordeste, o estado também liderou o número de ações educativas com 28 palestras e campanhas realizadas.

Números nacionais

De acordo com Seopi, a Operação Acalento resultou, em todo o país, no atendimento de 18.542 vítimas, 2.700 medidas protetivas solicitadas, em 1.588 agressores presos, em 313 mandados de buscas e apreensão cumpridos e 1.121 palestras e campanhas educativas realizadas.

A atuação policial teve como foco investigações de violência física, violência sexual, exploração, aliciamento, maus tratos e homicídios envolvendo crianças e adolescentes.

Saiba mais aqui.