terça-feira, 2 de agosto de 2022

Prefeitura de Caxias inaugura escola com 12 salas de aula no bairro São Francisco e anuncia construção de mais 4 unidades de ensino 

A Prefeitura de Caxias (MA), por meio das secretarias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e Infraestrutura entregou nessa segunda-feira (1º), dia em que o município celebrou os 199 anos da Adesão de Caxias à Independência do Brasil, a tão sonhada escola do bairro São Francisco.

A unidade de ensino recebeu o nome de U. E. M Maria do Rosário de Fátima Bezerra de Albuquerque, que faleceu vítima de câncer em 2019. A enfermeira que foi funcionária de carreira da Fundação Nacional de Saúde, foi casada com o vereador Catulé, que esteve presente na inauguração da escola ao lado de familiares.

“Eu sempre tive uma boa relação com meus pares na Câmara Municipal. Sou grato ao vereador Mário Assunção e ao prefeito Fábio Gentil, que tomaram emprestado o nome da minha esposa para a maior escola instalada no município. A minha família agradece de coração”, destaca Catulé, vereador.

“O bairro São Francisco aglutina outros bairros, portanto precisava ter uma escola desse porte, eles merecem. Então, nada mais justo do que homenagear uma pessoa que morou vários anos em Caxias e ocupou diversos cargos públicos com competência. Eu tenho certeza que essa escola vai realizar o sonho de muitos caxienses com educação de qualidade”, disse Mário Assunção, vereador.

“Hoje estou completando 62 anos e não poderia receber um presente maior do que esse, uma solicitação atendida pela gestão. A escola é um presente da comunidade. Muito obrigado ao Prefeito Fábio Gentil”, disse Ramos, vereador.

A escola possui uma área de construção de 1.560,98 m² e conta com 12 salas, sendo 8 salas de aulas, de professores, diretoria, reunião, biblioteca, leitura (projeto Girasol), AAE, informática, laboratório de matemática e ciências, bateria de banheiros femininos e masculinos, banheiro para deficientes, um refeitório, sala de arquivos e um auditório com banheiros e palco.

A escola vai assistir 200 alunos do 1º ao 5º ano que estudavam na Escola São Francisco, que vai passar por reforma e ser devolvida aos estudantes completamente revitalizada nos próximos meses. Durante a solenidade foi anunciada a entrega de mais de 30 mil kits anticovid-19 para os estudantes da rede municipal, para que essas crianças estejam seguras em sala de aula.

“Ter uma escola ampla e climatizada é importante tanto para as crianças como para os pais e professores. Nós só temos a agradecer a todo o corpo da escola, é uma grande realização para o nosso bairro São Francisco”, disse Marizane Borba, mãe de aluna.

“Nós migramos para essa escola, a do São Francisco passará por uma reforma. Esta é uma escola completa e digna, onde os professores e alunos terão melhores condições de ensino”, frisa Alanilde Pádua, gestora escolar.

“Estamos acompanhando a gestão municipal levando escolas para bairros que ainda não tinham. Tudo isso é para atender uma demanda reprimida de crianças que ainda estão fora da escola. Até 2024 vamos entregar mais 10 escolas novas, sendo todas elas em bairros que precisam, como o Santa Terezinha e São Pedro, que precisam desse suporte. Aqui na Escola São Francisco, queremos ampliar o número de alunos do 6º ao 9º ano”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“Somente através da educação podemos gerar oportunidades para crianças e adolescentes. Eu tenho dito que se com educação as coisas não estão fáceis, sem ela ficará impossível. A Prefeitura precisa gerar oportunidade com qualificação e valorização dos profissionais. Hoje estamos entregando uma grande escola, mas também vamos entregar uma escola com 1 sala de aula, fazendo referência a todas as escolas do Projeto Escola que Temos e Escola que Queremos, das escolas João de Barro, onde nós construímos uma escola de alvenaria no lugar da de taipa. Hoje eu autorizei a construção de mais 4 escolas, uma na Vila Paraíso, no Porto do Paiol, no Residencial Santa Teresinha e outra no bairro São Pedro”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).(Ascom/PMC)