terça-feira, 1 de julho de 2025

Inscrições para o Programa Social Bombeiro Mirim serão realizadas de 2 a 18 de julho em Caxias

O 5° Batalhão de Bombeiros Militar de Caxias e a Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, da Prefeitura de Caxias, se reuniram para oficializar a parceria para realização do Programa Social Bombeiro Mirim, que vai atender mais de 300 alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa contempla crianças e adolescentes, de 12 a 16 anos, de quatro escolas da zona urbana e rural do município.

O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Adenilson Dias, destacou a parceria. “É um programa em que nós acreditamos que vai ser um sucesso e será renovado, abrangendo outras escolas, de modo que a educação de Caxias vai ser sempre crescente. As parcerias boas como esta do Corpo de Bombeiro, a gente tem que manter e ampliar” disse.

O Bombeiro Mirim tem como objetivo promover a formação cidadã, educacional e social de crianças e adolescentes, além de disciplina, com foco no desenvolvimento de habilidades de liderança, trabalho em equipe, cidadania, segurança e prevenção de acidentes.

O capitão do 5°Batalhão de Bombeiros Militar de Caxias, Araújo, explicou o funcionamento do programa. “O Bombeiro Mirim vai contar com 320 crianças e vai funcionar no contraturno, ou seja, a criança que estuda pela manhã, vai participar pela tarde e vice-versa. A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, vai disponibilizar lanche, o fardamento. Os bombeiros militares vão ser instrutores e o objetivo do Bombeiro Mirim é promover a formação cidadã, da cidadania, do civismo e, além disso, iremos ministrar aulas básicas de atendimento pré-hospitalar, noções básicas de salvamento em altura, e salvamento aquático, que é a natação. O nosso objetivo é formar cidadãos conscientes”, frisou.

INSCRIÇÕES – As inscrições no programa serão realizadas no período de 2 a 18 de julho, nas próprias escolas onde o Programa Bombeiro Mirim será desenvolvido. Serão 4 escolas participantes: UIM Paulo Freire, UIM Santa Catarina de Labouré, UIM João Lobo, além de uma escola do Povoado Brejinho, a ser definida.

DOCUMENTOS:

✓ Do Responsável:

a) Documentos de Identificação do responsável – RG e CPF (xerox);

b) Comprovante de endereço atual (xerox).

✓ Do aluno:

a) Certidão de nascimento ou RG (xerox);

b) CPF (xerox);

c) Duas fotos 3X4 (atuais)

Atestado médico constando liberação para aptidão física, ou restrições (se houver), para realizar todas as atividades do Programa Bombeiro Mirim;

e) Exame comprovando tipo sanguíneo e fator RH.

CONTEÚDOS – Durante as aulas do programa, que irão acontecer a partir de 4 de agosto, os alunos selecionados irão aprender sobre noções de primeiros socorros, salvamento aquático e altura, educação física, educação no trânsito, proteção ao meio ambiente, prevenção de incêndios, cidadania e ética, além de temas transversais.

“Essa parceria é pioneira, é a primeira vez que nós estamos em parceria com a Secretaria de Educação e vai ser um dos maiores projetos sociais da nossa região. Nós pedimos para a sociedade caxiense que participe desse projeto”, finalizou Capitão Araújo, do 5°Batalhão de Bombeiros Militar de Caxias.

EDUCAÇÃO – Inscrições para o Programa Social Bombeiro Mirim serão realizadas de 2 a 18 de julho em Caxias


Gov. Carlos Brandão anuncia reajuste salarial de 20% para a Policia Militar e o Corpo de Bombeiros 

O governador Carlos Brandão anunciou nesta segunda-feira (30) que o reajuste salarial para todos os níveis da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMA) chegará a 20%. Com isso, o Maranhão passa de 17º para 11º no ranking nacional e para 3º no ranking do Nordeste.

O anúncio foi feito por meio das redes sociais do governador Carlos Brandão, que informou, ainda, que o aumento salarial será em duas etapas: uma em julho e a outra em dezembro de 2025. O reajuste terá um impacto na folha de pagamento estadual de mais de R$ 36 milhões por mês e 483 milhões ao ano.

“Destaco que já foi implantado 5,1% em 2024, em duas parcelas. A proposta será enviada amanhã (1°/7) à Assembleia Legislativa do Maranhão. Com isso, o subsídio do soldado passa a ser o terceiro maior do Brasil e o primeiro do Nordeste. Também estamos concedendo aumento para o efetivo do CTA. Esse é um passo importante na valorização de quem cuida da segurança do Maranhão”, assinalou Brandão.

Com o reajuste anunciado nesta segunda-feira, a corporação do Maranhão registra um ganho salarial significativo, sobretudo para o quadro de praças (soldado a subtenente), que passa a ocupar, na média, a 6ª posição nacional e a 2ª posição no Nordeste. Já o subsídio do soldado passa a ser o terceiro maior do Brasil e o primeiro do Nordeste.

O subsídio do quadro de oficiais (aspirante a coronel) passa a ocupar, na média, a 13º posição no ranking nacional e a terceira no ranking do Nordeste.

Tomando por base o subsídio de 2022, o reajuste acumulado corresponde a 26,07%, sendo que 5,1% já foram implantados em 2024, em duas parcelas: uma em janeiro e outra em julho daquele ano.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de janeiro de 2023 a maio de 2025 foi de cerca de 12,69%, o que representa, além da reposição inflacionária, um ganho real de aproximadamente 13,38%. Em março de 2022 foi concedido o último reajuste linear aos servidores militares, no valor de 7%.

Anteriormente, além do reajuste, o governador já havia informado que o Estado também está autorizando promoções requeridas dentro das corporações, reforçando o compromisso com a valorização dos profissionais da segurança pública.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins, afirmou que ao conceder esse reajuste, o governador Carlos Brandão reafirma o compromisso do governo com a segurança pública.

“Este reajuste reforça as políticas do Governo do Maranhão para a valorização das forças policiais, que exercem uma atividade estratégica e essencial para a proteção e o bem-estar da população. A medida também garante mais motivação e melhores condições de vida aos agentes e suas famílias e, certamente, fará com que esses profissionais, já comprometidos, atuem nas ruas com ainda mais disposição e dedicação em favor da sociedade maranhense”, assinalou Maurício Martins.

Valorização das forças de segurança

Ao longo de sua gestão, o governador Carlos Brandão tem executado diversas ações para valorizar as forças de segurança, e já contabiliza a promoção de 3.010 policiais militares e de 475 bombeiros militares de 2022 até o momento.

As promoções foram concedidas por mérito e antiguidade, e integram os investimentos voltados para o aperfeiçoamento das atividades policiais e a garantia de maior segurança à população maranhense.

Além das promoções a oficiais e praças, o governador Carlos Brandão tem investido em uma série de melhorias para a segurança pública. Já foram entregues, por exemplo, cerca de 740 viaturas (carros e motocicletas), sendo cerca de 500 delas de abril de 2023 até agora.