Maranhão registra 126 casos de queimaduras em crianças
A criatividade é quase que infinita quando se trata de crianças. Mas, enquanto o ritmo desacelera para os adultos, o período contrasta com o aumento dos acidentes envolvendo crianças pequenas.
Dados do DATASUS, compilados pela ONA – Organização Nacional de Acreditação, mostram que 3.613 crianças, de 1 a 4 anos, foram internadas por queimaduras no Brasil entre janeiro e setembro de 2025.
O Nordeste lidera, com 1.109 casos, seguido por Sudeste (938), Sul (777), Centro-Oeste (527) e Norte (262).
Entre janeiro e setembro de 2025, o estado do Maranhão registrou 126 casos de queimaduras em crianças de 1 a 4 anos, ficando em 11º lugar nas estatísticas no Brasil.
Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, sete em cada dez acidentes acontecem dentro de casa. A faixa etária de 1 a 4 anos é a mais atingida – reflexo de uma combinação que inclui curiosidade intensa, rapidez nos movimentos e pouca noção de perigo.
A maior parte das ocorrências acontecem com líquidos quentes, segundo a pediatra e membro da ONA, Mariana F. Falavina Grigoletto. No cotidiano das casas brasileiras, basta um cabo de panela virado para fora, uma xícara quente à beira da mesa ou panela recém-retirada do fogo, para que o risco se transforme em queimadura.
Em muitos atendimentos, explica a pediatra, o cenário se repete.
Embora menos frequentes, as queimaduras por chama ou líquidos inflamáveis costumam ser mais graves.
