Líderes do MDB firmam posição a favor da candidatura de Orleans ao Governo
Uma decisão foi tomada dentro do braço maranhense do MDB: resistir, até onde for possível, à possibilidade de retirar a pré-candidatura do seu presidente estadual, Orleans Brandão (foto acima), ao Governo do Maranhão. Encabeçada pelo ex-presidente Marcus Brandão, essa posição é apoiada pelo ex-presidente José Sarney, pelos deputados federais federal Roseana Sarney e Cleber Verde, prefeito de Bacabal Roberto Costa e pelo ex-senador João Alberto, entre outros líderes do partido.
A avaliação é que com a permanência do governador Carlos Brandão no cargo as chances de eleição do emedebista Orleans Brandão são reais. Há também quem defenda no partido a candidatura da deputada federal Roseana Sarney ao Senado, apostando alto que, recuperada da luta tenaz que ela trava contra o câncer e com uma campanha bem armada, a ex-governadora tem condições de brigar com chances por uma cadeira na Câmara Alta, conforme mostram as pesquisas. Além disso, o MDB poderia sair das urnas com três deputados federais.
O otimismo que reina nas fileiras emedebistas aumenta quando seus líderes calculam que na janela partidária de março o partido deve ganhar parte dos deputados aliados do governador Carlos Brandão que vão deixar o PSB. O MDB pode ganhar, por exemplo, a filiação da presidente da Assembleia Legislativa a exemplo da presidente do Poder Legislativo, deputada Iracema Vale, que inicialmente esteve inclinada a se filiar ao PDT, mas há quem diga que seu caminho deve ser o MDB.
Nos bastidores do MDB há uma torcida para que o governador Carlos Brandão se filie ao partido em março. E a perspectiva é a de que, caso decida concorrer ao Senado, o fará pelo partido. E mais: mesmo que permaneça no cargo, sua filiação ao MDB impulsionará as candidaturas majoritárias e proporcionais do partido.
Coluna Repórter Tempo
