terça-feira, 4 de agosto de 2020

Setur/MA assina acordo de cooperação com Ministério do Turismo de Cabo Verde
A expertise maranhense será usada para a criação de Observatório do Turismo no país.


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), assinou no final da tarde da segunda-feira (03), o Acordo de Cooperação Mútua celebrado com o governo de Cabo Verde para cooperação técnica visando subsidiar a criação de um Observatório do turismo no país.

O acordo tem vigência até 03 de agosto de 2021 e ratifica o reconhecimento mundial das atividades desenvolvidas pelo Observatório de Turismo do Estado do Maranhão.
A parceria foi firmada com o Instituto do Turismo de Cabo Verde, órgão vinculado ao Ministério do Turismo e Transporte. A ação fortalece o trabalho que vem sendo colocado em prática na Setur, visando expandir seus modelos operacionais, além de estreitar laços com povos que tenham cultura e potencial turístico semelhantes.
Para o secretário de Estado de Turismo do Maranhão, Catulé Júnior, o Observatório do Turismo e as pesquisas de demanda turística são essenciais. “Os estudos fornecem análises estatísticas que são fundamentais para que o poder público consiga traçar estratégias de gestão e para que conheça melhor as necessidades dos turistas. Ficamos muito felizes em receber a carta de intenção encaminhada por Cabo Verde, a assinatura dessa parceria reforça o reconhecimento externo do investimento do Governo do Estado nas ações relacionadas ao Turismo”, diz o secretário.
Em sua fala, o administrador do Instituto do Turismo de Cabo Verde, Américo Lopes, agradeceu e afirmou o interesse de Cabo Verde em aprofundar as relações. “Tivemos uma pronta e positiva resposta da SETUR, que desde a primeira hora disponibilizaram em nos apoiar na criação do Observatório do Turismo, e que se materializa agora, através deste acordo de cooperação que acabamos de assinar. Aproveitamos uma vez mais, para agradecer a disponibilidade e a expertise nesta matéria e dizer que tudo faremos para honrar este compromisso, agora assumido, no sentido de materializar este nosso projeto”, disse.
A Supervisora de pesquisa do Observatório do turismo do Maranhão, Hanna Coelho, destacou a importância do trabalho conjunto.” Recebemos o contato de Cabo Verde em reconhecimento ao trabalho que o projeto vem realizando nos últimos meses para a criação de um Observatório do Turismo no local. O alcance dos resultados é reflexo de uma gestão estratégica otimizada e assertiva”, explicou.
Cooperação Técnica
Pelo Termo de Cooperação, cabe à Setur disponibilizar todas as informações referentes ao “Observatório do Turismo do Maranhão”, necessárias à criação do “Observatório de Turismo de Cabo Verde”, como: modelos de estatuto; modelos de projetos; planos estratégicos; modelos de questionários; softwares e ferramentas utilizadas; procedimentos metodológicos de recolhimento de informações da demanda; informações sobre o SISTUR (Sistema de cadastro das empresas e prestadores de serviços em turismo) e permitir que seus servidores se mobilizem para participar de reuniões e oficinas de trabalhos destinadas à consecução do objeto, de forma remota.
“Acerca do processo de elaboração do projeto, um plano colaborativo foi pensado para que as atividades sejam realizadas de forma simultânea através de ferramentas online. O Instituto receberá orientações sobre o planejamento estratégico do Observatório a ser criado, quais metodologias podem utilizar, como formalizar parcerias e desenvolver estudos e pesquisas”, explicou a supervisora de pesquisa do Observatório do Turismo do Maranhão, Hanna Coelho.
Nos últimos oito meses o Observatório do Turismo do Maranhão desenvolveu um intenso trabalho para ampliar os resultados das pesquisas do turismo no Estado, onde as parcerias já existentes foram fortalecidas e novas estão no sendo desenvolvidas. A coordenação executiva criou em parceria com a SEATI o novo portal que possibilita aos visitantes o acesso direto a todos os boletins produzidos. As pesquisas acerca da demanda turística foram aperfeiçoadas e estudos de oferta consolidados.
Observatório do Turismo
O Observatório do Turismo do Maranhão é uma rede de dados e informações acerca do Turismo coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo em parceria com diversas entidades como instituições de ensino, institutos de pesquisa, secretarias municipais e estaduais.
O Observatório é um instrumento de planejamento e gestão disponibilizando informações e dados sistematizados que possam contribuir com o desenvolvimento turístico do estado. O objetivo das pesquisas de demandas realizadas é levantar o perfil do turista que vem conhecer o Estado… Com informações da Secretaria de Estado do Turismo.