quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Prefeitura de Caxias e Governo do Estado firmam convênio e retomam recursos para a Maternidade Carmosina Coutinho e UPA 

Em reunião na capital São Luís (MA), nessa terça-feira (16), o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos), esteve com o secretário de estado da saúde, Carlos Lula, onde fechou parcerias com o governo do estado, visando a manutenção da Maternidade Carmosina Coutinho e convênio para a Unidade de Pronto Atendimento de Caxias (UPA).

“Nesse momento tão complicado em que passamos em todo o mundo por conta da pandemia, não podemos deixar de reconhecer o esforço do governador Flávio Dino, em prol da vida dos maranhenses ajudando os municípios. Os caxienses agradecem ao governador, bem como, ao nosso secretário de saúde do estado pela parceria que ajudará muito na manutenção da saúde de Caxias”, agradece em nome dos caxienses, Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA)

A parceria firmada, dispõe sobre à retomada de repasse de recursos estaduais para destinados à Maternidade Carmosina Coutinho, e UPA. Os recursos são significativos para a manutenção das referidas unidades de saúde, que não são repassados ao município, desde 2017.

No perfil oficial do prefeito de Caxias, no Instaram, Fábio Gentil, agradeceu a retomada da parceria com o governo estadual, e afirmou que o acerto ajudará o setor de saúde do município. Também participaram do encontro, o ex-deputado Rubens Pereira, e o vereador Teódulo Aragão, presidente da Câmara municipal de Caxias.

Mesmo sem os repasses financeiros do governo do estado, a Prefeitura Municipal de Caxias, conseguiu manter a Maternidade Carmosina Coutinho, transformando-a em ‘Maternidade da Vida’, retirando de vez a imagem negativa de ‘Maternidade da Morte’, como chegou a ser chamada, devido aos índices de mortalidade.

A Prefeitura de Caxias, por meio da gestão de 2017 a 2020, transformou a forma de trabalho dentro da unidade tornando-a Maternidade da Vida. Graças à seriedade do trabalho em parceria com o Conass, dentre outros parceiros, em 2018 por exemplo, foi registrada zero morte materna, e neonatal. Além disso, houve redução dos partos cesáreos, com a implantação da Residência Obstétrica, e a redução da mortalidade, em 85% entre 2107 e 2019, permitindo aos quase 4 mil nascidos vivos todos os anos, de famílias de mais de 50 municípios, um atendimento de qualidade e humanizado.

A Unidade Pronto Atendimento de Caxias (porte III), que atualmente conta com atendimento pediátrico funcionando na unidade, permite aos caxienses que moram na margem esquerda do Rio Itapecuru não sendo preciso se dirigir ao Hospital Infantil para terem atendimento para as crianças, podem recorrer direto à UPA, pois, além de ser mais próximo, o atendimento é 24 horas. Além disso, uma gama de outros atendimentos são realizados, a exemplo de pequenos procedimentos, urgências e emergências. A unidade, no começo da Pandemia chegou a ser referência no atendimento de pacientes, mas com o suporte do Complexo Hospitalar Gentil Filho e Hospital de Campanha, a unidade voltou a atender a demanda específica para UPA. A reativação do convênio vai permitir o oferecimento de um atendimento com qualidade cada vez mais elevada aos caxienses e pacientes da região.


Ascom/PMC