terça-feira, 26 de julho de 2022

O articulador de Weverton no leste maranhense 

Não é de hoje que o ex-vereador Ironaldo Alencar é reconhecido como um articulador político de extrema habilidade. Cinco vezes presidente da Câmara Municipal de Caxias (MA) – até hoje ninguém o superou neste quesito –, há quem diga que Ironaldo seja o grande discípulo do ex-prefeito de Caxias e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho, morto em 2018. HC era um craque na arte de cultivar amigos – Ironaldo idem.

A capacidade de dialogar com todas as correntes político-partidárias faz de Ironaldo um ás na arte da construção de alianças. E essa capacidade de articulação pode ser medida pelas eleições de 2018, quando IA coordenou em Caxias e região as campanhas do ex-governador Flávio Dino (PSB) – à época candidato à reeleição pelo PCdoB – e do então deputado federal Weverton (PDT) para o Senado.

Hoje à frente da pré-campanha de Weverton para o Governo do Maranhão, IA tem chamado atenção pela maneira desenvolta como continua a circular entre os mais antagônicos grupos políticos do leste maranhense, sempre agregando e atraindo forças para o foguete do pedetista.

Há poucos dias, IA articulou o embarque da vereadora Ângela Machado no foguete de Weverton. AM tem personalidade, ela integra a base do prefeito Fábio Gentil na Câmara Municipal de Caxias. FG é um dos fiadores da reeleição do governador Carlos Brandão (PSB).

Até aqui a pré-campanha de Weverton para o Governo do Estado tem sido coroada de acertos, tanto que o pedetista segue cotadíssimo para ser o próximo governador do Maranhão, a despeito de lutar contra a máquina do Palácio dos Leões. Em Caxias e região, parte significativa desse resultado alcançado tem a ver com o trabalho de articulação feito por IA de forma discreta e inteligente.

Transcrito do Blog do Ricardo Marques