sexta-feira, 8 de abril de 2022

Cuidados com energia elétrica no período chuvoso

Equatorial Maranhão dá dicas de segurança para evitar acidentes elétricos nesse período


Ao longo dos primeiros meses do ano, é comum que no Maranhão ocorram fortes chuvas e ventanias, colocando a população em alerta para os possíveis perigos causados pelas mudanças climáticas. Em todo o estado, as chuvas, inundações e alagamentos afetaram muitas pessoas, deixando centenas de famílias desabrigadas e vários municípios adotaram decretos de calamidade pública devido ao intenso período chuvoso. Em decorrência disso, há também maiores riscos de acidentes causados por choques elétricos, já que água e eletricidade não combinam. 

Sendo assim, o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Jeová Xavier, faz um alerta para a necessidade de redobrar os cuidados dentro e fora de casa. “As chuvas no estado esse ano estão sendo muito intensas e tem causado inúmeros impactos desastrosos, como desabamento de casas e até fatalidades. Quando se trata de energia, os riscos são grandes, mas podem ser reduzidos adotando medidas simples de segurança. Os cuidados devem ser tomados desde as instalações elétricas corretas dentro de casa, no manuseio de eletrodomésticos e também na direção de veículos quando a pista estiver molhada. Alguns acidentes podem acontecer por conta do desconhecimento acerca dos perigos do contato de água com energia, é preciso se manter atento. ”, pontuou Jeová. 

Além disso, o especialista traz outras dicas de segurança que devem ser aplicadas nesse período e podem diminuir a incidência de acidentes. Confira:

Em caso de chuvas com raios e trovões, imediatamente retire das tomadas os equipamentos como televisão, aparelho de som, ventilador, computador, carregadores de celulares e outros. Lembre-se, ao desligar esses aparelhos, use um calçado que possua o solado isolante (de borracha);

Ao primeiro sinal de alagamento, móveis e eletrodomésticos devem ficar fora do alcance da água;

Observe se há goteiras perto de instalações elétricas, pois água conduz energia;

Não frequente locais como praias e campos de futebol caso existam previsões de chuvas; 

Se estiver na rua durante a chuva, fique longe de locais descampados, árvores e fiação elétrica. Busque se abrigar dentro de casa ou em um carro;

Já ao volante, os motoristas precisam ficar atentos e dirigir com cautela, pois essa é a melhor solução para prevenção de acidentes com postes de energia. Durante as chuvas, ligue os faróis, não corra e tenha bastante cuidado principalmente em estradas, pratique sempre a direção defensiva. Acidentes com postes além de causar graves danos a vida e aos veículos envolvidos, causam sérios transtornos nas áreas atingidas, como falta de energia; 

Se observar algum cabo ao solo, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. O ideal é isolar o local e ligar imediatamente para Central de Atendimento pelo número 116, e para o Corpo de Bombeiros no 192.

Nesse sentido, além dos cuidados diários, a Equatorial Maranhão tem intensificado suas atividades de manutenções, mesmo nos lugares de difícil acesso já atingidos pela água, a fim de garantir segurança, bem-estar e o fornecimento de energia com qualidade para todos os clientes. Além de atender inúmeras ocorrências emergenciais, com o objetivo de diminuir os riscos e a incidência de acidentes, estão sendo realizadas ações preventivas de manutenção, como podas da vegetação nas áreas de risco, obras de melhorias em postes e instalações de espaçadores nas fiações. 

Nos últimos meses, foram feitas diversas ações de melhoria em todo o estado. Em algumas obras, principalmente no interior maranhense, as ações aconteceram em parceria com o Corpo de Bombeiros para possibilitar o acesso as áreas remotas. O Maranhão é um estado com grande volume hidrográfico, o que aumenta as chances de alagamentos, por isso a atuação da companhia elétrica, principalmente em áreas próximas a rios, muitas vezes precisa ser feita de forma árdua e com auxílio de canoas e máquinas pesadas. Assim, todos os dias a Equatorial realiza o mapeamento de possíveis pontos de melhorias e ouve atentamente todas as demandas operacionais em seus canais de atendimento. 

Logo, durante o período chuvoso, também é essencial se manter vigilante aos possíveis danos nas redes elétricas. Caso veja uma situação atípica na rede elétrica que ofereça risco à população, informe a Equatorial Energia por meio do 116 ou pela Clara no WhatsApp (98) 2055 0116, detalhando o local com ponto de referência para facilitar a localização. Já em casos de acidentes com energia, acione também o Corpo de Bombeiros, pelo 193; chame uma ambulância, pelo 192. Dessa forma, seguindo as dicas e mantendo-se atento aos sinais de perigo, você preserva sua vida e de outras pessoas.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão