segunda-feira, 8 de junho de 2026

 Prefeitura de Caxias implanta iluminação de LED em ruas do Conjunto Cohab

A Prefeitura de Caxias segue investindo na modernização da iluminação pública em diversos bairros da cidade e também na zona rural. Desta vez, os moradores do Conjunto Cohab foram contemplados com a implantação de iluminação em LED nas ruas 04, 07, 10 e 24. O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Iluminação Pública.

Os trabalhos consistiram na substituição das antigas luminárias convencionais por modernas luminárias de LED, que oferecem maior eficiência energética, melhor luminosidade e mais durabilidade. A melhoria proporciona mais segurança para motoristas, pedestres e moradores, além de contribuir para a valorização dos espaços públicos.

A nova iluminação garante ruas mais iluminadas durante a noite, trazendo mais tranquilidade para quem precisa se deslocar e para as famílias que residem na comunidade. A gestão municipal vem ampliando continuamente os investimentos em iluminação pública, levando a tecnologia LED para bairros da zona urbana e também para comunidades da zona rural. O objetivo é oferecer uma cidade cada vez mais moderna, segura e bem iluminada, melhorando a qualidade de vida da população caxiense.

domingo, 7 de junho de 2026

 Dr. Hilton Gonçalo sinaliza aliança com Fábio Gentil e movimenta disputa por vaga no Senado


O pré-candidato ao Senado Federal, Dr. Hilton Gonçalo, publicou neste domingo, 7 de junho, um registro ao lado do ex-prefeito de Caxias, Fábio Gentil. Na publicação, Hilton destacou a parceria política entre os dois e afirmou que ambos devem caminhar juntos no projeto eleitoral para 2026, especialmente na disputa por uma das vagas ao Senado.

A declaração chamou a atenção nos bastidores da política maranhense por envolver uma das principais lideranças da região dos Cocais e pode representar um novo alinhamento político.

A aproximação entre Hilton Gonçalo e Fábio Gentil também levanta especulações sobre o cenário da disputa senatorial. Isso porque Gentil é aliado do ex-ministro dos Esportes, André Fufuca, que também figura entre os nomes cotados para concorrer ao Senado. O gesto público pode ser interpretado como um indicativo de que Fufuca poderá ficar fora da disputa pela vaga.

A movimentação ocorre em meio às discussões sobre a composição da chapa majoritária para as eleições de 2026. No último sábado, 6 de junho, durante agenda política, o governador Carlos Brandão anunciou que nesta semana será divulgado o segundo nome ao Senado apoiado por seu grupo político. Segundo ele, a indicação sairá da Federação União Progressista, formada pelos partidos União Brasil e Progressistas.

O anúncio foi feito na presença do deputado federal Pedro Lucas Fernandes, apontado como um dos postulantes à vaga e que disputa espaço com André Fufuca dentro da federação. A definição do nome é aguardada com expectativa por lideranças políticas e poderá influenciar diretamente as alianças e estratégias para o próximo pleito.

Com a publicação de Hilton Gonçalo e a demonstração de sintonia com Fábio Gentil, o cenário da sucessão estadual ganha novos elementos e reforça as articulações do ex-prefeito de Santa Rita.

Blog do Diego Emir 

 Sejam todos muito bem-vindos ao maior São João do Mundo!


Por Carlos Brandão

Pronto! Chegou a época mais esperada do ano para todos nós, maranhenses. É tempo de celebrar a força da nossa cultura, das nossas tradições e da nossa gente.

Sejam todos muito bem-vindos ao maior São João do Mundo!

Serão 70 dias de festa, mais de 700 atrações culturais, 25 grandes arraiais somente em São Luís e uma programação que se espalha por todas as regiões do estado.

Mas o que torna essa festa verdadeiramente grandiosa são as pessoas que a fazem acontecer: artistas, brincantes, mestres da cultura popular, costureiras, músicos, técnicos, ambulantes e tantos outros trabalhadores que dedicam talento e esforço para manter viva essa tradição.

Ninguém pode negar: nosso São João é único, diferente de qualquer outro. Nossa diversidade cultural é rara e especial. Em poucos lugares é possível encontrar tantas manifestações reunidas. É essa riqueza que faz com que, ano após ano, mais visitantes escolham viver essa experiência conosco.

E queremos que cada vez mais pessoas descubram tudo o que o Maranhão tem a oferecer. Por isso, levamos um pouco do nosso São João para outras capitais do país. Neste ano, estivemos em Minas Gerais e em São Paulo, apresentando nossa cultura, nossa gastronomia, nossas belezas naturais e convidando o Brasil inteiro a conhecer o estado no período mais colorido e festejado do ano.

Afinal, mais turistas significam hotéis ocupados, restaurantes movimentados e mais oportunidades para milhares de trabalhadores e pequenos empreendedores.

O São João impulsiona a economia, gera renda e fortalece negócios em diferentes setores. No ano passado, mais de R$ 400 milhões circularam durante o período junino, e nossa expectativa é de que esse número seja ainda maior nesta edição.

Para que tudo aconteça da melhor forma, estamos investindo fortemente em organização e segurança. Serão quase quatro mil agentes atuando de forma integrada, com o apoio de tecnologias de monitoramento, videovigilância, reconhecimento facial e drones. Tudo isso para garantir que moradores e visitantes possam aproveitar cada momento com tranquilidade, como já tem ocorrido em outros grandes eventos públicos realizados no estado.

O Maranhão vive um momento importante de crescimento. E, nesse cenário, é fundamental valorizar nossas raízes e fortalecer nossa identidade.

O São João representa exatamente isto: a celebração daquilo que herdamos de gerações passadas e que continuamos construindo todos os dias.

Por isso, se você é maranhense, participe, prestigie nossos grupos culturais, valorize nossos artistas e compartilhe esse orgulho com outras pessoas.

E se você vem de outro estado ou de outro país, prepare-se para viver uma experiência inesquecível.

Junho chegou. As portas do Maranhão estão abertas.

Sejam todos bem-vindos ao maior São João do Mundo!

 Luiz Carlos Moura e Ferdinando Coutinho juntos em prol de Caxias 

O conceituado advogado Luiz Carlos Moura e o lider político Ferdinando Coutinho se reuniram recentemente e colocaram na pauta da reunião um futuro alinhamento politico com vistas as eleições municipais de 2028, onde Ferdinando pretende disputar o comando da Prefeitura de Caxias. De acordo com LCM as famílias Moura e Coutinho estão alinhadas em prol de Caxias

No registro fotográfico acima, da esquerda para direita: Daniel Pereira (empresário), Ferdinando Coutinho e Luiz Carlos Moura.

É aguardar e conferir! 

 Orleans Brandão dialoga com lideranças e destaca obras em Trizidela do Vale

Em visita a Trizidela do Vale na última sexta-feira (5), o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou de um encontro organizado pelo ex-prefeito Paulo Maratá, com a presença do deputado estadual Júnior Cascaria, do prefeito de Peritoró, Dr. Júnior, e de representantes políticos de diversos municípios do Médio Mearim.

“É uma satisfação retornar a Trizidela do Vale e ver o entusiasmo de quem deseja o avanço do nosso estado. Como ex-secretário, entendo que a gestão eficiente nasce da escuta ativa. O que fizemos até aqui foi apenas o começo e estou preparado para levar esse modelo de trabalho para todo o Maranhão”, afirmou Orleans.

As lideranças presentes destacaram a importância de um projeto voltado para as demandas dos municípios. O ex-prefeito Paulo Maratá falou sobre a confiança no trabalho desenvolvido por Orleans.

“Reunimos nosso grupo para reafirmar o compromisso com quem conhece a realidade das cidades. Confiamos na experiência e no trabalho sério de Orleans para continuar transformando nossa gente”, declarou

Já o deputado Júnior Cascaria ressaltou a importância da união entre lideranças de diferentes municípios em torno de um projeto voltado ao desenvolvimento regional. Segundo ele, a experiência acumulada por Orleans no diálogo com as prefeituras e no acompanhamento das demandas locais credencia seu nome para os desafios futuros do estado.

“Estamos convergindo forças em torno de quem tem serviço prestado. A visão municipalista de Orleans é o motor que o nosso estado precisa para seguir progredindo”, afirmou.

Durante o encontro, Orleans falou sobre ações voltadas à infraestrutura do município, como a ampliação da pavimentação e a melhoria do sistema de abastecimento de água.

“Nosso compromisso é com a resolutividade. Estamos trabalhando para viabilizar a estação de tratamento de água, um pleito histórico, além de garantir novas obras de pavimentação que levam dignidade a cada lar”, disse.

Ao final da agenda, o pré-candidato falou sobre a importância de seguir percorrendo o Maranhão e acompanhando de perto as demandas dos municípios.

“Tenho percorrido o Maranhão de ponta a ponta com a convicção de que entregamos resultados, mas podemos fazer ainda mais. Com a união de todos vocês, vamos escrever um futuro de muito mais desenvolvimento para Trizidela do Vale e para todo o nosso estado”, concluiu.

sábado, 6 de junho de 2026

 Pesquisa Veritá que dá larga vantagem a Braide cita cidades do MA em levantamento catarinense

Uma pesquisa eleitoral registrada para medir o cenário político de Santa Catarina acabou chamando atenção por um detalhe inusitado.

No documento apresentado à Justiça Eleitoral, aparecem como locais de coleta municípios como São Luís, Imperatriz, Barra do Corda, Barreirinhas, Santa Inês e São José de Ribamar — todos localizados no Maranhão.

O levantamento foi registrado pelo instituto Veritá e tinha divulgação prevista para o dia 1º de junho. No entanto, os resultados não chegaram a ser publicados. A situação não é inédita.

A aparição de cidades maranhenses em uma pesquisa voltada ao eleitorado catarinense representa um erro constrangedor que fragiliza a credibilidade do instituto e alimenta dúvidas sobre a qualidade de seus levantamentos.

O caso chama atenção especialmente no Maranhão. Enquanto pesquisas do Veritá costumam apresentar Eduardo Braide com ampla vantagem na corrida pelo Governo do Estado, levantamentos de institutos reconhecidos, como Inop e Econométrica, apontam uma disputa muito mais apertada, frequentemente dentro da margem de erro entre Braide e Orleans Brandão.

A discrepância entre os números é expressiva e torna ainda mais intrigantes os resultados divulgados pelo Veritá em comparação com os demais levantamentos do mercado.

Blog do Minard 

 Sancionada lei que garante renovação automática da CNH

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que permite a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para bons condutores.

A medida autoriza a renovação sem custos para motoristas que não cometeram infrações de trânsito sujeitas à pontuação nos últimos 12 meses.

A sanção presidencial ocorreu após o Senado aprovar a Medida Provisória (MP) 1327/25), criada em dezembro do ano passado pelo governo federal beneficiar os condutores.

De acordo com o Palácio do Planalto, cerca de 2 milhões de motoristas já foram beneficiados com a renovação automática.

De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a renovação gratuita já fez a população economizar R$ 854,8 milhões.

Confira as principais mudanças na renovação da CNH

Renovação da CNH: A nova lei garante a renovação automática sem custos para motoristas cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNP).

Exames: Os exames de aptidão física e mental continuam obrigatórios. Os procedimentos só poderão ser feitos por médicos e psicólogos especialistas em medicina do tráfego e em psicologia do trânsito.

Custos: A lei tabelou os preços dos exames, que deverão ser fixados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Além disso, ficou instituído o reajuste anual dos preços dos exames pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA).

 Prefeito de Imperatriz declara apoio a senadora do PT

O prefeito Rildo Amaral (PP), de Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, oficializou apoio à reeleição da senadora Eliziane Gama (PT).

A evangélica filiou-se ao petismo em abril graças a intervenção do presidente Lula e figura, até o momento, como única pré-candidata na chapa ao Governo encabeçada pelo vice-governador Felipe Camarão, também filiado a sigla.

“Eu apoio a senadora Eliziane Gama porque ela sempre esteve perto de Imperatriz, sempre foi parceira da nossa cidade e tem demonstrado compromisso real com a nossa população. É uma senadora presente, amiga de Imperatriz, e que tem contribuído de forma importante para o desenvolvimento do município”, disse Amaral, segundo a assessoria da parlamentar através de release encaminhado a imprensa.

Chama a atenção o fato do gestor, eleito em 2024, ter escolhido uma senadora petista para apoiar, uma vez que Imperatriz é uma cidade extremamente bolsonarista e de direita.

O outro apoiamento do prefeito para o Senado é o deputado federal André Fufuca, cuja pré-candidatura ainda não foi chancelada pela federação União Progressista, formada por PP e União Brasil.

sexta-feira, 5 de junho de 2026

Orleans ratifica apoio a Lula e diz que vice só o ataca e bajula ex-prefeito

Blog do Gláucio Ericeira

Em entrevista ao jornalista Udes Filho, em seu podcast, esta semana, o pré-candidato ao Governo do Maranhão pelo MDB, Orleans Brandão, criticou o vice-governador Felipe Camarão, cuja pré-candidatura pelo PT foi oficializada recentemente.

Segundo o emedebista, o projeto do vice tem como objetivo ataca-lo e ao seu tio, o governador Carlos Brandão, além de bajular o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide, pré-candidato pelo PSD.

“Essa candidatura que foi lançada não tem projeto nenhum para o povo do Maranhão. Ela serve exclusivamente para dois propósitos: serve para me atacar e atacar o Brandão e para bajular o ex-prefeito de São Luís. Só para isso”.

Orleans fez questão de ratificar total apoio pessoal e do seu grupo à reeleição do presidente Lula.

De acordo com ele, o petista tem sido um grande parceiro do Governo e seria incoerência apoiar outro projeto.

“Vou caminhar com o presidente Lula independentemente de qualquer situação”.

Por Todo o Maranhão – O município de Peritoró recebe neste sábado (06) mais uma edição do movimento Por Todo o Maranhão, com o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB). O encontro será realizado a partir das 17h, na Cerâmica Mayyara, e deve reunir lideranças políticas, representantes da sociedade civil e moradores de diversos municípios da região.

Será mais um espaço de escuta e diálogo do pré-candidato a governador com lideranças e a população em geral. Com perfil municipalista, Orleans Brandão vem construindo seu plano de governo ouvindo as pessoas sobre as demandas de suas cidades, sempre buscando consolidar propostas que objetivem o desenvolvimento dos municípios e a melhoria da qualidade de vida dos maranhenses.

O movimento Por Todo o Maranhão tem mobilizado milhares de pessoas em grandes encontros regionais marcados pela forte mobilização política e comunitária. Desta vez, o ponto de encontro será o município de Peritoró.

 São João com segurança: Equatorial Maranhão reforça orientações para evitar acidentes com energia elétrica

Com a chegada da temporada junina, Distribuidora alerta sobre os cuidados com fogos de artifício, decorações e instalações elétricas em arraiais

Durante o período junino, os arraiais tomam conta das cidades e reúnem milhares de pessoas em celebrações marcadas por tradição, cultura e diversão. Para que a festa aconteça com segurança, a Equatorial Maranhão reforça a importância da prevenção de acidentes envolvendo energia elétrica, especialmente em situações que exigem atenção redobrada, como a instalação de decorações, ligações elétricas provisórias, uso de fogos de artifício e fogueiras para aquecer os pandeirões. E diante dessas situações a regra mais importante é sempre manter distância da rede elétrica e jamais lançar objetos sobre a rede. Para a brincadeira não ser interrompida, fique de olho nestas dicas:

Os foguetes e rojões, quando manuseados de forma inadequada, podem ocasionar acidentes e, se direcionados a rede, podem causar interrupção no fornecimento de energia elétrica ou até acidentes fatais. O correto é comprá-los em lojas autorizadas e nunca os soltar em direção às pessoas e a rede elétrica.  

As bandeirinhas juninas não devem ser amarradas em postes, na rede de telefonia e muito menos nos cabos de energia. Estes adereços devem ficar a uma distância segura da rede.

Atenção com as instalações internas das barracas. Emendas nos fios, gambiarras e tomadas sobrecarregadas, em contato com material como a palha que reveste as barracas, podem causar curtos circuitos levando a grandes incêndios. Nos casos de montagem de estruturas próximas a rede a elétrica, a dica é contratar profissionais capacitados e fazer o aterramento para evitar choque elétrico.

Outras orientações de segurança:

· Não sobrecarregue tomadas;

· Mantenha cabos organizados e protegidos da circulação de pessoas;

· Evite instalações próximas a locais úmidos ou sujeitos ao contato com água;

· Utilize equipamentos e materiais adequados à carga elétrica necessária;

· Jamais realize intervenções por conta própria na rede elétrica;

· Não arremesse objetos ou coloque adereços em fios e postes;

· Faça a manutenção preventiva das instalações internas;

· Em caso de fios partidos ou situações de risco envolvendo a rede elétrica, mantenha distância do local e acione imediatamente a Equatorial Maranhão pela Central 116. Havendo vítimas, o Samu (192) e o Corpo de Bombeiros (193) também devem ser acionados imediatamente.

Movimento “VC+ Seguro” fortalece ações de conscientização

As orientações integram o Movimento “VC+ Seguro”, iniciativa da Equatorial Maranhão voltada à disseminação de informações sobre o uso seguro da energia elétrica, incentivando práticas preventivas e reforçando o compromisso da Distribuidora com a segurança e a qualidade de vida da população.

Ligações Provisórias

Para os vendedores ambulantes e pessoas que pretendem comercializar produtos que necessitem de energia elétrica em seus pontos de venda, a Equatorial Maranhão lembra que existe o serviço de ligação provisória, uma maneira segura e legalizada de garantir energia em barracas, bares ou outros pontos temporários montados pelos comerciantes.

O Executiva de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, chama atenção para que ninguém realize ligações clandestinas ou interfira na rede elétrica. “Apenas profissionais habilitados podem realizar essas atividades. Caso haja necessidade de levar energia elétrica para o seu evento ou ponto de venda, solicite uma ligação provisória de energia”, ressaltou. 

A solicitação da ligação provisória deve ser realizada com antecedência mínima de cinco dias úteis, presencialmente em uma das agências da Equatorial Maranhão. O prazo permite a análise da demanda energética e o planejamento adequado da instalação, considerando fatores como quantidade de equipamentos, potência utilizada e características do local.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

 Ferdinando Coutinho tem contas reprovadas pelo TCE/MA e pode ficar inelegível por até oito anos  

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) emitiu parecer prévio pela desaprovação das contas do exercício de 2024 da Prefeitura de Matões, de responsabilidade do ex-prefeito Ferdinando Araújo Coutinho.

A decisão do TCE ocorre após um período marcado por diversas críticas à administração municipal em áreas consideradas essenciais para a população. Durante os últimos anos da gestão, moradores enfrentaram problemas relacionados à saúde, infraestrutura e educação, setores que acumulavam demandas e cobranças por melhorias.

Entre os pontos apontados pelo Tribunal está o aumento significativo das despesas com pessoal nos últimos meses da gestão. Na prática, segundo o parecer, houve crescimento dos gastos com servidores nos 180 dias anteriores ao encerramento do mandato, situação vedada pela legislação fiscal justamente para evitar o comprometimento das contas públicas ao final de uma administração.

Clique aqui e confira a decisão do TCE.

Para o Tribunal, as irregularidades encontradas foram suficientes para recomendar a desaprovação da prestação de contas do município. O parecer do relator, conselheiro João Jorge Jinkings Pavão, foi acompanhado pelo Ministério Público de Contas.

Outro ponto que chamou atenção foi o fato de o ex-prefeito não ter apresentado defesa ao processo dentro do prazo concedido pelo Tribunal, mesmo após ter sido formalmente citado para prestar esclarecimentos.

A reprovação das contas é vista como mais um reflexo dos problemas enfrentados pela gestão Ferdinando Coutinho, que encerrou seu ciclo administrativo sob críticas relacionadas à condução dos serviços públicos e à capacidade de resposta às necessidades da população.

Agora, o processo será encaminhado à Câmara Municipal de Matões, que deverá analisar o parecer emitido pelo TCE/MA e adotar as medidas previstas na legislação.

Além dos efeitos políticos e administrativos, a desaprovação das contas pode trazer consequências para o futuro político do ex-prefeito. Dependendo dos desdobramentos do julgamento e do enquadramento legal do caso, a decisão poderá resultar em inelegibilidade, nos termos da Lei da Ficha Limpa, impedindo uma eventual candidatura pelos próximos oito anos.

A decisão do Tribunal representa um duro revés para a gestão de Ferdinando Coutinho e consolida o entendimento dos órgãos de controle de que houve falhas na administração municipal.    

Blog do Daniel Matos  

quinta-feira, 4 de junho de 2026

 Orleans Brandão reúne lideranças e trabalhadores da indústria em Presidente Dutra   

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), começou o dia nesta quinta-feira (4) com um café da manhã na fábrica Nutrilar, em Presidente Dutra, onde conversou diretamente com os operários e a diretoria da empresa.

O encontro aproximou o debate político da realidade de quem vive o dia a dia do trabalho, focando em propostas para a geração de empregos e no fortalecimento da iniciativa privada no estado.

A agenda foi organizada pelo vereador e presidente da Nutrilar, Airton Nutria, e contou com a presença do também vereador Adonias Colmeia, mobilizando dezenas de colaboradores no pátio da indústria.

Durante o bate-papo, Orleans relembrou que sua própria trajetória começou no setor privado, trabalhando nas empresas de sua família desde os 17 anos, o que moldou sua visão sobre a importância de apoiar quem produz.

“Eu sei exatamente qual é a rotina de uma empresa porque cresci e trabalho na iniciativa privada desde os 17 anos. O papel do Governo é arrumar as contas e criar um ambiente seguro para que o empresário possa investir e gerar novos postos de trabalho. O Maranhão enfrentou dificuldades financeiras recentes, mas conseguimos dar a volta por cima: equilibramos o orçamento e hoje somos o segundo estado com maior solidez fiscal do país. Com a casa organizada, nosso grande compromisso agora é atrair indústrias e garantir que o trabalhador maranhense prospere na sua própria cidade”, pontuou.

O pré-candidato também aproveitou a oportunidade para citar as ações que ajudou a viabilizar no município durante sua passagem pela Secretaria de Assuntos Municipalistas.

Entre os destaques locais, citou os 15 quilômetros de asfalto urbano, a pavimentação do povoado Creoli e a instalação do centro de hemodiálise, que levou mais dignidade para os pacientes da região.

Em outro momento do encontro, Orleans relembrou a criação de programas sociais de grande impacto voltados à dignidade da população, como o Maranhão Livre da Fome e o Refeição de Verdade, que garantiu alimentação completa e de qualidade para os estudantes da rede pública estadual.

“Nós conseguimos tirar o suco com bolacha de todas as escolas do estado do Maranhão e colocamos comida de verdade. O jovem precisa de motivação para estudar e o governador Brandão sempre me dizia que isso não é gasto, é investimento. Fico muito orgulhoso de ver a revolução que esse programa está fazendo na vida das famílias. Nós mostramos que sabemos fazer gestão e cuidar das pessoas, e é esse ritmo de trabalho que queremos manter”, destacou o pré-candidato.

Anfitrião do encontro, o vereador Airton Nutria elogiou a disposição e a proximidade do pré-candidato com a classe trabalhadora.

“É uma alegria imensa e um orgulho receber o Orleans aqui na fábrica, conversando com a nossa equipe. Ele é um jovem batalhador, que conhece de perto a realidade dos municípios e tem corrido o estado inteiro com muita garra. Quando olhamos para trás e comparamos com o Maranhão de hoje, a diferença gerada pelo trabalho do governo é visível. Estamos do lado certo para que o nosso estado continue avançando e gerando oportunidades para todos”, afirmou o parlamentar.

Para finalizar, Orleans demonstrou confiança na transformação econômica do Maranhão e pediu o apoio de todos os presentes para consolidar o projeto de desenvolvimento nas cidades maranhenses.

“O Maranhão hoje está com os trilhos arrumados e o caminho totalmente aberto para o crescimento. Eu dediquei os melhores anos da minha juventude para andar e trabalhar por esse estado, e sei exatamente como fazer muito mais por cada município. Eu quero pedir essa oportunidade a vocês para continuarmos essa missão, construindo um futuro focado na agroindústria, no emprego e na renda, para que a nossa população tenha orgulho de viver e crescer aqui”, concluiu Orleans. 

 TCE desaprova contas de mais cinco municípios do Maranhão; veja lista

Imirante

Sessão do Pleno aplicou multas, apontou irregularidades em prefeituras e converteu auditorias em tomadas de contas especiais.


O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) desaprovou as contas de cinco municípios referentes ao exercício de 2024 durante a 14ª Sessão Ordinária do Pleno, realizada nesta quarta-feira (3), em São Luís. O julgamento também resultou em multas, aprovação com ressalvas e abertura de investigações sobre possíveis danos ao erário.

Entre os casos analisados, o tribunal apontou falhas como déficit orçamentário, ausência de recursos para pagamento de despesas deixadas ao fim do mandato e descumprimento de limites legais de gastos.

Cinco municípios têm contas rejeitadas

Em Matões, o TCE-MA desaprovou as contas do ex-prefeito Ferdinando Coutinho após identificar inconsistências na prestação de contas e ausência de defesa diante das irregularidades apontadas pela auditoria.

A mesma decisão foi aplicada ao município de Anapurus, administrado por Vanderly Monteles, onde o tribunal manteve irregularidades apontadas pelos órgãos técnicos e pelo Ministério Público de Contas.

Em Pindaré-Mirim, a gestão de Alexandre Colares Júnior apresentou déficit orçamentário de 7,45%, além de falhas contábeis e insuficiência de caixa para cobrir despesas deixadas ao fim do mandato. O tribunal também apontou descumprimento de percentuais mínimos de investimento na educação.

Já em São Vicente Ferrer, o prefeito Adriano Freitas teve as contas rejeitadas por ausência de disponibilidade financeira para honrar restos a pagar.

No município de Palmeirândia, a gestão de Edilson Castro foi reprovada após o TCE-MA identificar desequilíbrio financeiro, repasses acima do limite constitucional à Câmara Municipal e falta de recursos para despesas futuras.

Câmaras municipais também tiveram contas irregulares

O tribunal julgou irregulares as contas da Câmara Municipal de Buriti, sob responsabilidade de Matheus Lafaet, e da Câmara de Montes Altos, presidida por Jerônimo Vítor Santos Pereira.

Entre as falhas estão ausência de controle adequado sobre contratos, inconsistências contábeis e problemas no cumprimento de obrigações previdenciárias.

Órgãos estaduais têm contas aprovadas

Na mesma sessão, o TCE-MA aprovou as contas do Tribunal de Justiça do Maranhão, sob gestão do desembargador Paulo Velten, e da Assembleia Legislativa do Maranhão, presidida por Iracema Vale.

Também foram aprovadas as contas do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), da Secretaria de Infraestrutura, da Polícia Militar do Maranhão e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Entre os municípios, Anajatuba teve as contas aprovadas, enquanto Urbano Santos, Presidente Vargas, Lima Campos e Jenipapo dos Vieiras receberam aprovação com ressalvas.

Multas e novas investigações

O TCE-MA aplicou multas a gestores por irregularidades administrativas e descumprimento de determinações legais. Em São Francisco do Brejão, por exemplo, a penalidade chegou a R$ 43,2 mil devido a falhas em relatórios fiscais.

Em Olinda Nova do Maranhão, o tribunal multou gestores por irregularidades em contratos com escritórios de advocacia.

Casos mais graves foram convertidos emTomadas de Contas Especiais, incluindo:

Passagem Franca, com investigação sobre pagamentos de R$ 2,6 milhões a empresa sob suspeita de ligação com organização criminosa;

Fundeb em Bacuri e Centro Novo do Maranhão, com auditoria sobre mais de R$ 77 milhões em recursos.

Detran, por aumento expressivo e sem justificativa em contrato de aluguel;

Caso de Zé Doca teve julgamento adiado

O julgamento das contas de Zé Doca foi suspenso após a defesa da prefeita Josinha Cunha Rodrigues encaminhar um arquivo de 6 GB, incompatível com o sistema do tribunal.

O relator determinou o fracionamento do material para continuidade da análise técnica.

 Câmara Municipal de Caxias firma termo de Ajustamento de Conduta para aprimoramento do Portal da Transparência 

A Câmara Municipal de Caxias/MA, representada por seu Presidente, Ricardo Rodrigues de Matos, participou de Audiência Extrajudicial perante o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Caxias/MA, Dr. Francisco de Assis da Silva Júnior.

Na ocasião, a Câmara Municipal firmou Acordo (Termo de Ajustamento de Conduta), com o objetivo de aprimorar ainda mais o Portal da Transparência do Poder Legislativo Municipal, conferindo um tratamento mais eficiente e moderno à divulgação dos atos legislativos e administrativos, em respeito aos princípios da administração pública da transparência, publicidade, legalidade e eficiência.

O acordo firmado privilegia o uso de novas tecnologias nas publicações das ações legislativas e administrativas, visando proporcionar à população pleno conhecimento, em tempo real, de informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira por meios eletrônicos disponíveis, atendendo a um antigo pleito do Ministério Público do Estado do Maranhão.

Com a adesão às novas tecnologias, a Câmara Municipal fortalece e dá respaldo às orientações do Ministério Público Estadual e do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, ampliando a precisão e confiabilidade das informações prestadas ao público, inclusive com a utilização de softwares com carimbo de segurança.

Na mesma ocasião, foi firmado acordo idêntico pela Câmara Municipal de Aldeias Altas/MA, representada por sua Presidente, Fagna Reneia do Carmo Ferreira. Também participou da audiência o Assessor Jurídico Dilson Lopes.

ASCOM/CMC

que explica a resistência da bactéria encontrada em produtos da Crystal e Ypê   

A bactéria Pseudomonas aeruginosa voltou a chamar a atenção das autoridades sanitárias brasileiras após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinar a interdição de um lote de água mineral da marca Crystal.

O episódio ocorreu poucas semanas depois de a mesma bactéria ter sido associada ao recolhimento de determinados lotes de detergentes e sabões da marca Ypê.

Conhecida por sua elevada capacidade de adaptação, a Pseudomonas aeruginosa é considerada um dos micro-organismos mais resistentes encontrados no ambiente. S

ua habilidade de sobreviver em locais onde outras bactérias dificilmente resistiriam, incluindo recipientes de produtos destinados à limpeza, está relacionada a uma série de mecanismos biológicos sofisticados.

Especialistas explicam que a bactéria conta com três principais sistemas de defesa: uma membrana externa altamente protetora, a capacidade de formar biofilmes e um conjunto de proteínas responsáveis por expulsar substâncias tóxicas do interior da célula.

Uma barreira que dificulta a ação de produtos químicos

A Pseudomonas pertence ao grupo das bactérias gram-negativas, caracterizadas por possuírem uma estrutura celular mais complexa do que as gram-positivas.

Além da parede celular tradicional, elas apresentam uma membrana externa adicional que funciona como uma camada protetora.

Essa estrutura atua como uma espécie de escudo, dificultando a entrada de substâncias químicas presentes em detergentes, desinfetantes e outros produtos de limpeza.

A composição da membrana inclui lipopolissacarídeos, moléculas que ajudam a reduzir a eficácia de agentes químicos que normalmente destruiriam outros micro-organismos.

Graças a essa proteção, a bactéria consegue resistir melhor ao contato com substâncias que, em condições normais, seriam capazes de eliminar diversos tipos de germes.

Biofilmes: comunidades protegidas por uma camada gelatinosa

Outro fator importante para a sobrevivência da Pseudomonas é sua capacidade de formar biofilmes. Quando encontra uma superfície favorável, a bactéria passa a produzir uma matriz composta por açúcares, proteínas, água e fragmentos de material genético.

Essa camada gelatinosa cria um ambiente coletivo onde milhares de bactérias permanecem agrupadas e protegidas. O biofilme funciona como uma barreira física capaz de dificultar a ação de desinfetantes, mudanças de temperatura e até mesmo das defesas naturais do organismo humano.

Dentro dessa estrutura, as bactérias localizadas nas camadas mais profundas ficam menos expostas aos agentes externos, aumentando significativamente suas chances de sobrevivência.

Além disso, o biofilme está associado a infecções persistentes e de difícil tratamento. Em ambientes hospitalares, a presença dessas comunidades bacterianas representa um desafio importante para médicos e equipes de controle de infecção.

Sistema de expulsão elimina substâncias tóxicas

Mesmo quando agentes químicos conseguem ultrapassar as barreiras externas da bactéria, a Pseudomonas dispõe de outro recurso para se proteger.

Em sua membrana existem proteínas especializadas chamadas bombas de efluxo. Elas identificam compostos potencialmente perigosos e os transportam para fora da célula antes que atinjam níveis capazes de causar danos.

Esse mecanismo funciona de maneira contínua e exige gasto de energia, mas aumenta consideravelmente a resistência do micro-organismo. Estudos mostram que a bactéria possui diversos tipos dessas bombas, tornando sua defesa ainda mais eficiente contra substâncias antimicrobianas.

Uso inadequado de detergentes pode favorecer resistência

Especialistas alertam que a diluição excessiva de produtos de limpeza pode reduzir significativamente sua eficácia.

Quando utilizados em concentrações inferiores às recomendadas pelos fabricantes, detergentes e desinfetantes podem não eliminar completamente as bactérias presentes. Nesse cenário, os micro-organismos mais resistentes sobrevivem e continuam se reproduzindo.

Esse processo favorece a chamada pressão seletiva, fenômeno em que apenas os indivíduos mais adaptados permanecem vivos, aumentando a frequência de características de resistência dentro da população bacteriana.

Além disso, as bactérias podem adquirir novas formas de defesa por meio de mutações genéticas ou pela troca de material genético entre diferentes microrganismos, acelerando a disseminação da resistência.

Quais são os riscos para a saúde?

Embora a presença da bactéria em produtos contaminados gere preocupação, especialistas destacam que pessoas saudáveis geralmente conseguem combater pequenas exposições graças à ação eficiente do sistema imunológico e da microbiota natural do organismo.

O maior risco está entre indivíduos imunossuprimidos ou com defesas reduzidas, como pacientes transplantados, pessoas em tratamento contra o câncer, usuários de medicamentos imunossupressores, recém-nascidos e idosos muito avançados.

Nesses grupos, a Pseudomonas aeruginosa pode provocar infecções graves em diferentes partes do corpo, incluindo pulmões, trato urinário, pele e feridas cirúrgicas.

Em ambientes hospitalares, a bactéria é considerada uma das principais causas de infecções associadas à assistência médica. Sua combinação de resistência a medicamentos e elevada capacidade de adaptação pode dificultar o tratamento e aumentar os riscos de complicações graves, incluindo quadros de sepse.

Apesar de sua fama de “superbactéria”, especialistas ressaltam que a Pseudomonas pode ser controlada por meio de protocolos adequados de higienização, saneamento, desinfecção e esterilização. O cumprimento rigoroso dessas medidas continua sendo uma das principais estratégias para evitar a disseminação do micro-organismo e proteger a saúde da população.

 Prefeitura de Caxias leva iluminação de LED para  2º Distrito 


Os trabalhos da Prefeitura de Caxias com a implantação de iluminação de LED seguem sendo realizados no município. A Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Iluminação Pública segue avançando com a iluminação de LED, levando-a também para a zona rural. Nesta terça-feira (02), os trabalhos chegaram ao povoado Terra Dura. No local, foram instalados 40 pontos de LED.

“Aqui estava tudo escuro, estava perigoso para quem chegava tarde em casa. Agora vai melhorar e muito para nós. Vai ficar bom”, destaca o morador da região, Mateus.

A troca da iluminação tradicional por LED é uma das melhorias que mais impactam a cidade, pois oferece mais economia, segurança, não agride o meio ambiente e tem maior durabilidade. Além da eficientização, a Prefeitura segue com os trabalhos de manutenção por toda a cidade, realizando a regularização das luminárias com defeito e novas instalações quando o poste está sem braço ou luminária.

quarta-feira, 3 de junho de 2026

 Brandão determina assistência após desabamento em Restaurante Popular no MA

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, manifestou preocupação após o desabamento de parte do teto do Restaurante Popular de Buriti Bravo, ocorrido nesta quarta-feira (3). O incidente deixou servidoras da unidade feridas, mobilizando equipes do Governo do Estado para prestar atendimento e acompanhar a situação.

Em publicação nas redes sociais, Brandão informou que determinou o envio imediato de uma equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) ao município para prestar assistência às servidoras atingidas e seus familiares. As trabalhadoras foram encaminhadas para atendimento médico.


 Educação forte, futuro garantido: Gentil Neto entrega mais duas escolas reformadas, climatizadas e ampliadas em Caxias 

O prefeito Gentil Neto segue avançando com investimentos na educação municipal e realizou a entrega de duas importantes unidades escolares totalmente reformadas, climatizadas e ampliadas, beneficiando estudantes da zona urbana e rural de Caxias. O deputado federal André Fufuca participou das agendas de entrega, reforçando a parceria em prol do fortalecimento da educação no município.

Reconhecido pela população como o “Prefeito da Educação”, Gentil Neto vem acumulando importantes avanços na área. Em apenas um ano e meio de gestão, já entregou mais de 80 escolas reformadas e climatizadas, promovendo uma verdadeira transformação na infraestrutura da rede municipal de ensino. Além disso, tornou-se o primeiro prefeito da história de Caxias a garantir fardamento completo para todos os alunos da rede municipal, assegurando mais dignidade, igualdade e valorização dos estudantes.

Na zona urbana, foi entregue a reforma, climatização e ampliação da UI Prof.ª Raimunda Barbosa G. de Jesus, localizada na Avenida Santos Dumont. A escola recebeu uma ampla modernização e passou a ser considerada uma verdadeira escola modelo, contando com nova iluminação, estrutura moderna, ambientes mais amplos e salas climatizadas, garantindo mais conforto, acessibilidade e qualidade no ambiente escolar para alunos, professores e toda a comunidade.

Já na zona rural, o prefeito entregou a reforma, climatização e ampliação da UEM Ezer Vilanova, no povoado Barriguda, reforçando o compromisso da gestão municipal com os estudantes do campo e valorizando a educação em todas as regiões do município.

As obras fazem parte do amplo programa de reestruturação da rede municipal de ensino, que vem modernizando escolas, ampliando espaços e garantindo salas climatizadas para oferecer mais dignidade, conforto e melhores condições de aprendizado para milhares de estudantes caxienses.

Durante as entregas, Gentil Neto destacou a importância dos investimentos na educação e reafirmou o compromisso da gestão com o futuro das crianças e jovens de Caxias.

“Estamos trabalhando para garantir uma educação cada vez mais forte e de qualidade, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Escola bem estruturada, climatizada e acolhedora é investimento no futuro das nossas crianças”, destacou o prefeito Gentil Neto.

A presença do deputado federal André Fufuca também foi destacada durante as inaugurações, fortalecendo a união de esforços em busca de mais investimentos para o município.

As entregas reforçam a prioridade que a atual gestão vem dando à educação, promovendo avanços importantes na infraestrutura escolar e consolidando uma marca histórica na administração municipal: investimentos permanentes que garantem mais qualidade de ensino, conforto e oportunidades para os estudantes de Caxias.