sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Criança de sete anos é atacada por raposa na zona rural de Caxias 

Caso foi registrado nessa quinta-feira (17). Com o novo registro, sobe para 19 o numero de ataques de raposa notificados no município 

Mão da criança ficou ferida após o ataque de raposa em Caxias — Reprodução/TV Mirante
Um menino de sete anos foi atacado por uma raposa nessa quinta-feira (17) na comunidade Baú, na zona rural de Caxias. Este é o 19ª registro de ataques de raposas a humanos e animais domésticos, segundo a Unidade de Vigilância de Zoonoses de Caxias (UVZ).
De acordo com a dona de casa Paula Francisca, mãe do menino, ele estava no banheiro quando foi atingida pelo animal. Após o ataque, ele foi encaminhado para a Unidade de Saúde do Baú onde recebeu atendimento de saúde.
“Eles estavam tomando banho no banheiro e eles começaram a gritar. Só que eles gritavam, gritavam mas não falavam o que era. Foi quando as duas meninas saíram e disseram ‘mãe é uma raposa”, conta a dona de casa.
Costas das crianças também ficaram feridas por conta do ataque.
A dona de casa afirma que já havia visto algumas raposas pela região onde vive, mas nenhuma ainda havia atacado nenhum morador.“Uns dias atrás os cachorros mataram uma grande no terreiro. Haviam duas, só que os cachorros mataram uma e a outra foi embora”, disse.
Segundo a UVZ, morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue, podem ser os responsáveis pela transmissão da raiva para as raposas. Os agentes pedem que as comunidades que registrarem novos ataques avisem as autoridades, já que a informação é fundamental para dar agilidade no combate à raiva.

fonte e fotos: G1