sexta-feira, 19 de junho de 2020

Maranhão é o terceiro estado com a menor taxa de contaminação pela Covid-19  


O Maranhão está entre os três estados do país que apresentam a maior retração no percentual de contaminação pela Covid-19. A taxa atual de contaminação do estado está em 0.93, que o coloca em 3º lugar no ranking dos estados com a menor taxa de contaminação do país. Para chegar a esse número, os pesquisadores consideram a taxa de retransmissão do vírus.

O indicativo faz parte dos dados produzidos pelo projeto Covid-19 Analytics, feito em parceria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Quando o número está abaixo de 1, significa que a média de pessoas contaminadas por um infectado está abaixo de uma, o que indica uma redução no ritmo da epidemia.

“Através de uma série de medidas preventivas que vêm sendo adotadas, conseguimos baixar a taxa de contaminação para menos de 1. Mas o cenário ideal será quando a taxa chegar a zero, ou seja, quando não houver mais contaminações. Ressaltamos a importância da contribuição da população nesse processo ao observar os protocolos de prevenção e colaborar com as medidas”, afirma o secretário de Estado da Saúde Carlos Lula.

Segundo o projeto Covid-19 Analytics, nesta quinta-feira (19), o ranking dos estados com a menor taxa de contágio do coronavírus traz o estado do Pará em primeiro lugar com 0.89 e Roraima em segundo, com 0.90. Entre os estados com maior taxa de contágio estão Goiás, com 1.89; Mato Grosso, com 1.59; Mato Grosso do Sul, com índice de contaminação de 1.57.