sábado, 13 de fevereiro de 2021

Pela primeira vez em 20 anos, não teve edição do Cantafolia 

Festa foi cancelada este ano em Caxias por causa da pandemia 

                                                                                  (foto arquivo)
Pela primeira vez em 20 anos de tradição o Cantafolia, festa tradicional do carnaval caxiense, não teve sua edição realizada tradicionalmente no sábado gordo do Reinado de Momo. O motivo é o mesmo pelo qual qualquer aglomeração é desaconselhada: a pandemia de covid-19. 

Com a doença, que se transmite facilmente pelas proximidades de pessoas, o carnaval caxiense foi suspenso. Outros locais estão proibidos de promover eventos carnavalescos. 

"Baixam-se as cortinas, as luzes se apagam, volta o silencio. Olhando na manhã de hoje a Praça de São Benedito, fez me lembrar o sábado de carnaval do ano passado. A alegria contagiante dos foliões, hoje é só saudade. Um evento que está cravado em nossos corações "O Cantafolia". O festival do pó, das cervejas. O reencontro com os velhos amigos e parentes, tudo era confraternização", disse o contador Francisco Sampaio de Brito. 

Francisco Sampaio já pensa em 2022, quando, ele acredita, estaremos livres da Covid-19. "Essa pandemia vai acabar, ela vai passar. Quando passar, ai gente vai festejar, à gente vai celebrar a vida, vai celebrar aglomeração da paz, da alegria, do amor, porque o Cantafolia é isso, é tradição, paz, folia e respeito a vida. Nossa expectativa para o ano de 2022 é que seja um ano sem a presença da Covid-19, com toda população vacinada. Se Deus quiser, no sábado de carnaval de 2022, haverá a 21ª edição do Cantafolia".