quarta-feira, 31 de março de 2021

Vereadora Ângela Machado defende reforço de medidas sanitárias e ensino hibrido na zona rural 

A vereadora Ângela Machado (PTC), voltou a reiterar preocupação com a suspensão das aulas no município que completou 1 ano, mesmo reconhecendo que o momento é de precaução por conta da pandemia. A parlamentar solicitou ao prefeito Fábio Gentil, a adoção do sistema híbrido nas unidades educacionais da zona rural.

O pedido, feito durante sessão plenária na Câmara Municipal de Caxias, no último dia 29, teve como argumentação, a merenda escolar; uma vez, que boa parte dos alunos têm neste alimento uma das principais refeições do dia.

“Muitos profissionais da educação só tem essa renda e agora encontra-se sem ela. Adotando todas as medidas sanitárias, espero que as aulas voltem ao menos no sistema híbrido, porque vamos ter a volta dos professores em sala de aula e temos também que pensar nos alunos; alguns vão para a escolar não apenas estudar, mas, em busca do lanche e a gente não sabe o que acontece na casa deles”, disse a parlamentar se referindo a política de alimentação escolar.

A vereadora informou que ao lados dos paramentares Cynthia Lucena (PP) e Thyago Vilanova (Avante), que integram a Comissão de Educação da Câmara, estarão reunidos com a secretária municipal de educação, Ana Célia Damasceno, para debater alternativas executáveis, sem descumprir os protocolos de sanitização e distanciamento social, numa possível volta às aulas na zona rural, em sistema híbrido.

Conscientização
Durante a sessão remota, a vereadora citou um ano da inciativa que criou o Projeto Ame Mais Caxias, com intuito de ajudar pessoas em meio à pandemia. Ela lembrou que as primeiras máscaras faciais foram confeccionadas e distribuídas para centenas de caxienses por meio dessa ação, e hoje o projeto têm levado a musicoterapia para os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da Covid19.

Ângela Machado lembrou de vidas perdidas, dentre elas, diversas pessoas próximas à ela, e fez um desabafo sobre as aglomerações que acontecem principalmente na zona rural.

“Faço um apelo aos jovens, principalmente nessa Semana Santa, que geralmente já é cultural, viajar para o interior, não façam aglomerações e lembrem que essa doença mata; não está escolhendo cara e nem condição financeira”, frisou a vereadora.

Ainda durante a sessão, Ângela Machado convidou os demais parlamentares a se unirem em prol da vida e contra a fome, e aproveitando esse período do ano, pediu que ambos façam doações principalmente de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade, e fez alusão a Semana Santa, para que o prefeito Fábio Gentil, dentro das condições financeiras do município e sanitárias, volte com a distribuição do pescado.

No final, a vereadora deixou mensagem de agradecimento aos caxienses, desejando uma Semana Santa de muita reflexão e um ótimo domingo de Páscoa.

Aprovados
Na mesma sessão, Ângela Machado teve aprovados os requerimentos para manutenção das estradas vicinais no povoado Tapera Grande no 3º distrito, e a construção de ponte entre as ruas do Servidor Público e Sanharó, no bairro Tamarineiro.

Capital do Leste