domingo, 18 de abril de 2021

Prefeitura de Caxias trabalha com planejamento, a fim de que todos os caxienses vacinados contra a covid-19 tenham acesso à 1ª e 2ª dose da vacina 

Caxias segue com grandes percentuais de vacinação, dentro dos limites estabelecidos pela gestão estadual e atendendo os grupos prioritários determinados pelo Plano Nacional de Imunização. Na última quinta-feira (15), Caxias aplicou 1.385 doses das vacinas, demonstrando a grande procura por parte da população.

O Boletim Epidemiológico da ultima sexta-feira (16), apontou que das 36.647 doses das vacinas que chegaram em Caxias desde o início da vacinação, 27.862 doses já foram aplicadas. O secretário municipal de saúde, Carlos Alberto, esclarece aos caxienses que a secretaria trabalha com planejamento, e com a responsabilidade em garantir que todas as pessoas que tomaram a primeira dose das vacinas, tenham a 2ª dose garantida de cada uma das duas vacinas que Caxias tem acesso, CoronaVac e AstraZeneca.


“Enquanto os produtores mundiais de vacina avançam na produção para atender à toda população, nós, o Maranhão e o Brasil, estamos estrategicamente vacinando as pessoas que tem maior risco de desenvolver o vírus de forma grave. Por isso, criamos o calendário de vacinação, onde iniciamos pelas pessoas acima de 90 anos, na medida que estamos recebendo os lotes de vacina, o primeiro e segundo lote, são carimbados, e em seguido são separados. Nós temos que vacinar o cidadão, e garantir que no dia da segunda dose tenha disponibilidade da vacina para não interromper o processo de imunização”, explica o secretário.


O prefeito, Fábio Gentil, reforçou as orientações seguidas pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus em Caxias, de que somente com a segunda dose, é que de fato as pessoas estão mais protegidas. “A gente precisa ter a responsabilidade e a certeza de que terá vacina para a segunda dose. Não adianta tomar somente a primeira dose, se você não for vacinado com a segunda dose, a vacina perde a eficácia. Então, a gente precisa ter essa responsabilidade de guardar a segunda dose para quem já tomou a primeira, e assim ter a certeza de que já está vacinado e com a imunidade suficiente para caso aconteça a contaminação, não levando ao estado grave da doença”, ressalta o prefeito.

Ascom/PMC