sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Censura ou controle? Lula quer regular meios de comunicação, caso seja eleito em 2022 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) menciona um antigo desejo, caso seja eleito para um novo mandato à Presidência da República, nas eleições gerais de 2022. O petista garante que regulará os meios de comunicação. A polêmica declaração do presidenciável foi feita, na última quinta-feira, 26, em entrevista à Rádio Metrópole, de Salvador (BA), na sua passagem pela região Nordeste.

“Ainda não decidi se sou candidato. Estou conversando com muita gente, ouvindo muito desaforo, leio muito a imprensa e têm setores da imprensa que não querem que eu volte a ser candidato porque se eu voltar, vou regular os meios de comunicação nesse país. A gente não pode ficar com a regulamentação de 1962, não é possível. Eu penso que a gente vai fazer uma coisa muito nova”, disse Lula.

Segundo o petista, o mesmo deve acontecer com a internet, mas que é preciso definir formas para a regulamentação não seja considerada um espécie de censura.

“A regulamentação dos meios de comunicação é do tempo que a gente conversava por carta, de 1962. Olha a revolução que houve. Você acha que a internet não tem que ter regulamentação? Uma regulamentação que não seja censura”, afirmou.

Sobre os limites da regulamentação da imprensa, Lula diz que não será nos padrões adotados em Cuba e na China e que não quer controlar a imprensa.

“Ninguém quer controlar. Eu não quero controlar. Eu não quero modelo de comunicação tipo Cuba, tipo China, eu quero tipo Inglaterra”, afirmou o petista.