sábado, 28 de maio de 2022

Chapadinha recebe o giro "Construindo um Programa Popular para o Maranhão", do PSOL 

Chapadinha recebeu na sexta-feira, 27/5, Enilton Rodrigues, presidente estadual do PSOL e pré-candidato a governador e Antônia Cariongo, dirigente nacional do partido e pré-candidata a senadora para continuidade da construção coletiva do programa popular do partido para o Maranhão.

O PSOL através das pré-candidaturas a governador de Enilton Rodrigues e ao senado  Antônia Cariongo avançam com o giro pelo estado para construção e reafirmação de um projeto popular para o Maranhão.

O giro “construindo um programa popular para o Maranhão” teve início em Santa Rita. A equipe estadual do PSOL, direção municipal e as pré-candidaturas majoritária e proporcional estiveram uma agenda política muito importante em Chapadinha, começando pela visita em uma área de cerrado na zona rural da cidade, onde várias organizações sociais e sindicais rurais e a comunidade local através de sua associação, as comunidade buriti do boi, vila borges e vila chapéu dentre outras, reivindicam a criação de uma reserva extrativista (Resex) naquela área que sofre grande pressão do agronegócio devastador.

Enilton e Antônia acompanhado pela liderança popular Chico da COHAB, dialogaram com a população local que fizeram suas reivindicações e as contribuições para o programa de governo e também um projeto para o senado federal. Várias lideranças de diversas outras comunidades estiverem presentes e mostraram-se satisfeitos com o compromisso assumido por Enilton e Antônia de continuar na construção deste programa, que tem como bandeira a luta por direitos e pela sustentabilidade.

Antônia Cariongo, pré-candidata ao senado, disse ter sido muito satisfatória a acolhida. “essas lideranças têm completamente firmeza dos seus anseios e suas reivindicações, o encontro já deu uma contribuição valorosa para a construção do programa do partido”.


Enilton Rodrigues,  pré-candidato a governador, que também é presidente do PSOL no Maranhão, reafirma que é papel do PSOL no Maranhão se tornar um instrumento de luta das populações mais vulneráveis. “A nova direção do parto não vai medir esforços para concretizar essa construção. A formulação do programa de governo é só uma etapa no fortalecimento dessas lutas”, conclui Enilton Rodrigues, que também é engenheiro florestal e especialista em gestão pública.

Na parte da tarde os pré-candidatos foram entrevistados pela rádio Mirante de Chapadinha e também pela TV Baixo Parnaíba, onde Enilton Rodrigues destacou a importância de se criar o banco popular do estado (BPE) para que o estado possa ter mais uma fonte de receita para ter políticas públicas voltadas aos micros e pequenos empreendedores, além de valorizar os servidores público do estado. Em seguida os dirigentes se reuniram com os filiados e simpatizantes do partido na cidade.

As próximas cidades a receber o giro serão  Caxias e Timon.