sexta-feira, 29 de julho de 2022

Equatorial Maranhão deverá comprovar ao Ministério da Justiça que faturas cobradas de consumidores contém informações claras 

Contas de energia elétrica precisam apresentar os dados de fácil entendimento para que o usuário tenha conhecimento do que está pagando

Conta de energia cobrada pela Equatorial Maranhão contém uma 
serie de informações 

A Equatorial Maranhão é uma das 75 concessionárias de energia elétrica de todo o país que terão que comprovar à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, que as faturas enviadas aos consumidores contêm informações claras sobre os valores cobrados. As empresas foram notificadas nesta quinta-feira (28) e têm cinco dias para responder.

Com a investigação, a Senacon busca apurar se as contas de energia descrevem corretamente os valores de tarifas, impostos, contribuições, adicionais cobrados quando aplicadas as bandeiras tarifárias, dentre outras informações essenciais à compreensão da fatura pelo consumidor. 

Valores corretos

Também se há a discriminação correta dos valores relativos à energia, tarifa de uso do sistema de distribuição (TUSD), tarifa de uso do sistema de transmissão (TUST) e as tributações incidentes.

As concessionárias de energia elétrica deverão apresentar um modelo da fatura, para comprovar se as informações são prestadas de forma adequada. As empresas poderão responder a processos administrativos caso não atendam a solicitação da Senacon dentro do prazo. O valor das multas, em caso de condenação, chega a R$ 13 milhões por empresa.