quarta-feira, 30 de julho de 2014

Eleições 2014: duas pautas positivas na campanha pelo governo do Maranhão
Em meio às trocas de agressões, baixarias e insultos nas redes sociais, a campanha dos dois candidatos que lideram as pesquisas para o governo do Maranhão, Lobão Filho (PMDB) e Flávio Dino (PCdoB), enfim tratou de apresentar algo de concreto para os eleitores. Vejamos.

 “Pacto por um IDH Justo”
Flávio
Flávio Dino apresenta o “Pacto por um IDH Justo”
O candidato ao governo Flávio Dino apresenta nesta quarta-feira, 30, no Hotel Rio Poty, o “Pacto por um IDH Justo”, cujo objetivo é desenvolver políticas públicas para mudar a qualidade de vida do povo maranhense revertendo os baixos índices sociais do estado. Dino pretende contar com os movimentos sociais para firmar parceria e legitimar o referido pacto junto à sociedade em geral.
Esses movimentos são compostos por educadores, trabalhadores rurais, religiosos, funcionários da Saúde e da Cultura, representantes da moradia popular, dos direitos humanos e das pastorais, do movimento negro, militantes e muitos outros.
Várias estatísticas têm colocado por anos a fio o Maranhão com o segundo pior IDH do Brasil. O índice é medido através de três indicadores: expectativa de vida da população, nível de escolaridade e renda nacional bruta per capita.
A ênfase do “Pacto por um IDH Justo”, segundo informa a assessoria do candidato Flávio Dino, gira em torno de quatro grandes eixos temáticos: Educação, Saúde, Habitação e Direitos Humanos.
O Pacto por um IDH Justo é uma ótima proposta para dirimir a miséria no Maranhão e colocar o nosso estado em outro patamar de desenvolvimento econômico, justiça social e qualidade de vida.

Lobão Filho propõe o “PAM do Empreendedorismo”…
PAM do Empreendedorismo
Da parte do candidato a governador pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, foi apresentado algumas propostas para desenvolvimento do empreendedorismo incluídas no chamado Programa de Aceleração do Maranhão (PAM), um audacioso plano de metas e ações com o qual Lobão Filho pretende administrar o estado pelos próximos quatro anos.
O objetivo do PAM é mudar o paradigma administrativo do estado e implantar um modelo que valorize o empreendedorismo e a ampliação das oportunidades de trabalho aos maranhenses. O programa tem inspiração na visão gerencial tocada no estado do Ceará durante o governo Tasso Jereissati nos anos 90, que introduziu conceitos da gestão privada à administração pública.
São 18 áreas inicialmente propostas pelo PAM do Empreendedorismo, no qual o candidato peemedebista, forjado na iniciativa privada, aposta alavancar o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão.
O PAM do empreendedorismo contempla três programas específicos.
O primeiro é o programa “Micro é Mais”, que visa auxiliar aqueles que querem sair da informalidade, reduzir a mortalidade das microempresas, com apoio, assistência, estímulo e capacitação em parceria com o sistema “S”. No Brasil, são criados anualmente mais de 1,2 milhão de novos empreendimentos formais. De acordo com o Sebrae, desse total, mais de 99% são micro e pequenas empresas e empreendedores individuais e, no Nordeste, apenas 69,1% chegam a dois anos de sobrevivência.
O segundo programa, o “Incubadora de Ideias”, visa estimular e capacitar novos empreendedores, em parceria com universidades públicas e privadas “, iniciativa que também deverá elevar a taxa de sobrevivência das microempresas.
Por fim, o terceiro programa, “Seu talento, sua Empresa”, transforma o empreendedor autônomo em empresário individual, facilitando sua inserção no mercado formal, e transformando talento em empresa. O trabalhador passa a ter CNPJ, acesso a crédito, aposentadoria e outros benefícios que uma pessoa jurídica tem.
Se ambas as propostas não forem meras peças publicitárias de tempos de eleição, têm tudo para ajudar a superar as estatísticas sofríveis do Maranhão.
A cidadania e  a democracia agradecem.