quinta-feira, 24 de junho de 2021

Caxias está entre os municípios com maior número de ocorrências envolvendo pipas na rede elétrica

Em todo o Estado, já foram contabilizadas quase 2 mil ocorrências desde o início de 2020 até maio deste ano

Uma brincadeira bastante conhecida pelos maranhenses é a prática de empinar pipas, muito comum nessa época com a chegada do período de veraneio. Mas, apesar de ser muito popular e divertida, pode ser uma atividade perigosa. É preciso ficar atento aos riscos, pois o perigo aumenta devido às condições de fortes ventos, fazendo com que a pipa seja levada para bem próxima da fiação elétrica e a linha se enrosque nos cabos de energia, podendo causar acidentes e interromper o fornecimento de energia da comunidade e estabelecimentos que prestam serviços essenciais. 

Segundo levantamento da Equatorial Maranhão, a incidência de interrupções ocasionadas por pipas presas na rede elétrica se manteve frequentes em todo o Maranhão. De janeiro de 2020 a maio de 2021, foram registradas 1.968 ocorrências dessa natureza, afetando o fornecimento de energia elétrica. Somente nos primeiros cinco meses deste ano, foram identificadas 448 ocorrências de pipas na rede, um número que serve de alerta a população.  

Os municípios com o maior número de ocorrências por falta de energia envolvendo pipas em 2020 e 2021 foram São Luís com 751 casos, São José de Ribamar, com 225, Imperatriz com 93 e Paço do Lumiar, com 91 ocorrências. Em Caxias, 87 acidentes do gênero já foram registrados no período. O ranking dos 10 municípios mais afetados com pipas na rede pode ser visto na tabela a seguir.

Devido ao número expressivo, a Equatorial Maranhão faz um alerta importante para a população e traz algumas orientações com relação ao tema:  

Não deixe que as crianças empinem pipas próximo da rede elétrica. O ideal é buscar lugares descampados, como praias e campos onde não tenha rede de energia nas proximidades;

Cuidado com fortes ventos, pois podem contribuir para as pipas se aproximarem dos fios energizados; 

Quando a linha encostar na rede elétrica, NUNCA tente resgatá-la com, pois o risco de receber uma descarga elétrica é muito grande. Solte a linha imediatamente; 

Não utilize produtos cortantes nas linhas das pipas, pois podem machucar gravemente quem solta à pipa e outras pessoas ao redor. 

O Técnico de Segurança da Equatorial Maranhão, Marcos Túllio, alerta a população sobres os riscos da brincadeira e dá algumas orientações de como praticar essa atividade de forma segura. “Pipas devem ser empinadas longe da rede elétrica, pois ao se enroscarem nos fios de energia podem causar curto-circuito, falta de energia e até acidente com vítimas. Caso ela fique presa na fiação elétrica, nunca tente recuperá-la jogando pedras amarradas em linha, galhos de árvores, ou qualquer outro tipo de objeto, não suba em muro ou árvores para tentar recuperar a pipa, deixe-a presa como está. Em momento oportuno, procure sempre um local aberto longe da rede elétrica e do trânsito para praticar essa atividade com segurança”, explica.

Em caso de ocorrências como linha enroscada na rede elétrica, pipa presa nos cabos, ou ainda acidentes envolvendo descarga elétrica, a Equatorial Maranhão alerta a população a não tentar tirar a pipa ou a linha dos cabos energizados, e entrar em contato por meio da Central 116 informando o local com ponto de referência. A orientação é que as pessoas não se aproximem de fios e cabos, e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica e liguem para o Samu no 192.  

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão