quarta-feira, 18 de maio de 2022

Câmara Itinerante e dia "D" fazem parte de programação alusiva ao Maio Laranja  

O Poder Legislativo Caxiense está mobilizado por mais um ano no Maio Laranja, que vivencia o mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As atividades tiveram início na última quinta-feira (12), com a Câmara Itinerante, e seguiram nesta quarta-feira (18) com o dia “D” da campanha.

Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, a Câmara Itinerante foi até à U.E.M. Engenheiro Jadihel Carvalho, no bairro Teso Duro, e promoveu uma palestra, ministrada pela assistente social Gracy Viana Maia, para estudantes e pais.

“Chamamos atenção para as formas de assédio por parte do adulto, e destacamos os meios de proteção e lei para salvaguardar os menores, conforme preconiza o Estatuto da Criança e Adolescente”, explicou a palestrante.

“A Câmara Municipal tem inovado e o presidente Teódulo Aragão se preocupa em desenvolver trabalhos que possam abraçar toda a população caxiense. Essa parceria é boa, pois o esclarecimento e a informação é uma forma de proteção”, declarou a secretária de Educação, Ana Célia Damasceno.

Já este 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi marcado com um evento na Câmara Municipal, presidido pelo vereador Júnior Barros e palestra com Naane Maia, representante do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão.

“Destaco a indicação de projeto de lei aprovada em maio do ano passado nessa Casa Legislativa por unanimidade, proposta pelo presidente Teódulo, que cria o Fundo Municipal de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, que não existia no município de Caxias e que certamente ajudará nessa luta a toda e qualquer violência. Mais uma vez parabenizar essa Casa por estar atenta a esse tema tão delicado e complexo, mas que precisa sim ser debatido”, frisou Naane.

Segundo Júnior Barros, “esta Casa continuará defendendo os interesses da população, seja com audiências públicas ou sessão solene. O legislativo caxiense tem demostrado que nunca se acovardou e nem irá se acovardar em relação a qualquer que seja o tipo de crime”. (Ascom/CMC)