segunda-feira, 16 de maio de 2022

PF diz que prefeito de Santa Inês desviou verbas de compra de oxigênio na pandemia 

Esquema liderado pelo prefeito afastado de Santa Inês, Felipe dos Pneus, desviou verbas públicas destinadas à compra de oxigênio durante a pandemia da Covid-19. É o que aponta o inquérito sigiloso da Polícia Federal. (ver foto abaixo). 

O suposto desvio foi constatado em uma conversa de WhatsApp interceptada pela autoridade policial tida entre a secretária municipal de Saúde, Maria Rita, e o operador do esquema, Antônio Neto.

No diálogo, a chefe da pasta trata do direcionamento para a contratação da Droga Rocha e de como esconder as fraudes. Além disso, ela demonstrou preocupação com as notas fiscais de fornecimento de oxigênio devido ao baixo número de pacientes acometidos com a Covid-19, e então sugeriu ao Antônio Neto que fossem diminuídos os fluxos de verbas desviadas para não ficar tão evidentes.

“Antônio Neto vamos baixar as notas de oxigênio viu. Pq não está tendo consumo que justifique tanto. Acho que em julho dá para baixar né? Da para terminar de pagar ele até la. Pq o setor de covid está com pouco paciente agora e pode chamar atenção (sic)”, escreveu Maria Rita.

Para a PF, a secretária de saúde é uma peça fundamental no esquema, pois ela era a a responsável pela formalização de todos os contratos fraudulentos celebrados pela pasta.

Felipe dos Pneus foi afastado do cargo e chegou a ter a prisão pedida pela Polícia Federal, mas foi negada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região – TRF1.

Os investigadores também identificaram que o prefeito recebeu R$ 761 mil em propina via empresa fictícia, aberta para “facilitar” as transações financeiras ilícitas, decorrentes das contratações irregulares, originadas de procedimentos licitatórios viciados, promovidos pela Prefeitura de Santa Inês.

Blog do Neto Ferreira