quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Veja dicas para enfrentar o período chuvoso 

As características climáticas do período chuvoso já podem ser sentidas em
Caxias (foto/arquivo) e em várias cidades maranhenses    
O verão no Hemisfério Sul provoca aumento da temperatura, chuva frequente e ventos com intensidade moderada à forte. As características climáticas do período já podem ser sentidas em Caxias e em várias cidades maranhenses. Fique atento para algumas dicas do Corpo de Bombeiros:

– Verificar a previsão do tempo e procurar local seguro para se abrigar;

– Se estiver dentro de um veículo, permanecer em seu interior, mantendo vidros fechados;

– Não tentar se proteger debaixo de árvores, postes;

– Dentro de casa, afastar-se da fiação elétrica, evitar usar objetos metálicos, desligar os registros de gás e de eletricidade, evitar utilizar equipamentos eletrônicos, até mesmo o celular;

– Deve-se ter um cuidado especial com crianças, por conta do comportamento infantil, e com idosos, que também são muito vulneráveis, a fim de evitar quedas em terrenos escorregadios ou atingidos por descarga elétrica.

– O Corpo de Bombeiros recomenda ainda que as pessoas permaneçam em suas residências em caso de falta de energia elétrica provocada pela chuva;

– Em caso de local inundado, pedir ajuda para se deslocar, pois há risco de pessoas possam ser levadas pela correnteza.

– Deve-se tomar cuidado com buracos, bueiros, evitar contato ao máximo com a água desses espaços, a fim de evitar o contágio de doenças.

O atendimento do Corpo de Bombeiros funciona de forma integrada com a Polícia Militar. A população pode acionar o serviço pelo número 193 ou através da Polícia Militar, no 190, para informar sobre vítimas ou solicitar apoio.