quinta-feira, 20 de maio de 2021

Maranhão confirma variante indiana da Covid-19 no Estado 

Em coletiva realizada nesta quinta-feira (20), o governo do Maranhão confirmou a variante indiana da Covid-19 no Estado.

Segundo o secretário de Saúde, Carlos Lula, a cepa indiana da doença foi confirmada após análise em tripulantes do navio Mv Shandong Da Zhi, que foram internados em um hospital particular de São Luís, após contrair Covid-19.

Na última segunda-feira (17), subiu para 15 o número de tripulantes infectados com o vírus  dentro do navio, que permanece ancorado na costa maranhense. Atualmente, 14 permanecem em isolamento na embarcação e apenas um deles segue internado em hospital da rede privada da capital.

O secretário informou, ainda, que a variante foi encontrada em seis das 15 amostras enviadas ao laboratório. Por conta disso, a tripulação do navio se encontra isolada, não tem permissão para atracar na costa do Maranhão e continuará fundeada. As 100 pessoas que tiveram contato com os tripulantes serão testadas, acompanhadas e isoladas.

Este é o primeiro caso da cepa indiana no Brasil. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) classificam a variante como um tipo de preocupação global.