quinta-feira, 20 de maio de 2021

Policia Militar descobre e incinera mais de 35 mil pés de maconha na zona rural de Caxias  

Após denúncias anônimas recebidas pelo Comando do 2º Batalhão da Polícia Militar do Maranhã (2º BPM), estas foram repassadas à DIRETORIA DE INTELIGENCIA E ASSUNTOS ESTRATÉGICOS da PMMA (DIAE), sobre a possível localização de uma plantação (cultivo e processamento) de maconha na zona rural de Caxias, precisamente no povoado Santa Quitéria.

A partir dos dados recebidos, por determinação do Secretário de Segurança Jefferson Portela e do Comandante Geral da PMMA, Coronel Pedro Ribeiro, foi realizado planejamento para atuação da Polícia Militar, onde a Equipe da DIAE em conjunto com a Equipe da Polícia Federal de Caxias, realizou levantamento no intuito de confirmar a veracidade dos fatos denunciados.


Após os levantamentos realizados pelas Equipes de Inteligência (DIAE e PF) passou-se a fase do planejamento estratégico da ação, sendo desencadeada a operação conjunta entre a DIAE/PMMA e o Núcleo de Inteligência da Polícia Federal, com efetivo de 08 Policiais Militares, 08 agentes da Polícia Federal, juntamente com auxílio de peritos da PF.

Como resultado da Operação Conjunta, logrou-se êxito na missão, tendo sido preso o nacional C. J. S., aprendida uma espingarda calibre 12, com munição de mesmo calibre, a localização e incineração de aproximadamente 35.700 (trinta e cinco mil e setecentos) pés de Cannabis sativa, assim como 400 kg (quatrocentos quilos) de entorpecentes já processados e prontos para a comercialização (maconha já seca) e vasta quantidade de sementes.

Com grande infraestrutura, a propriedade continha uma casa e 3 pontos de apoio para trabalhadores com farta quantidade de alimentação. A plantação, dividida em três áreas espalhadas pelo terreno de aproximadamente de 35 hectares, possuía irrigação automatizada, poço tubular e grandes tanques de depósito para água, assim como fertilizantes e inseticidas para manutenção do plantio.

Ressalta se que as operações de combate ao tráfico de entorpecentes fazem parte da estratégia desenvolvida pelo secretário de Segurança, Sr. Jefferson Portela e o Comandante da Polícia Militar o Cel. QOPM Pedro Ribeiro, visando à diminuição das ações criminosas no Estado do Maranhão.