quinta-feira, 16 de junho de 2022

Prefeitura de Caxias promove ação no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoas Idosa  

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (Junho Violeta), lembrado em 15 de junho, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizou na manhã desta quarta-feira (15), uma blitz educativa com distribuição de informações sobre a prevenção à violência contra a pessoa idosa, percorrendo praças do Centro da cidade, além do Mercado Central e outros espaços.

O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a comemoração em junho de 2006.

A campanha busca conquistar o respeito, carinho, amor, cuidado e responsabilidade de todos para com os idosos. Ações de acolhimento e cuidado acabam automaticamente com a violência que ainda é percebida em muitos lares.

“Essa conscientização é sempre importante. A SMADS abraça e acolhe os idosos, pois sabemos que existem locais em que há a violação dos direitos deles, portanto precisamos assegurá-los”, disse Luís Gustavo, coordenador dos Centros de Convivência de Idosos (CCIs).

“Está sendo um mês de muitas ações. Estamos aqui no Dia D para mostrar para a sociedade que a melhor forma de combater a violência é denunciando”, disse Cinthya Moura, presidente do Conselho do Idoso e coordenadora do CCI do Castelo Branco.


Dentre os tipos de violência contra a pessoa idosa, estão: a física, como abuso e maus tratos físicos; violência por negligência ou abandono, que os priva de medicamentos, cuidados de higiene e proteção contra o frio ou o calor; violência econômica praticada por familiares, pessoas conhecidas ou até desconhecidas que se apropriam do dinheiro e dos bens adquiridos pelo idoso durante a vida.

Em Caxias, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) conta com uma rede composta por Centros de Convivência de Idosos (CCIs), que faz parte da Proteção Social Básica e promove atividades de integração dos idosos, assistindo-os com políticas públicas.

“Nós trabalhamos em vários âmbitos e de forma preventiva, com momentos de conscientização. Os idosos conhecem os seus direitos e nós conseguimos identificar situações de violência e combatê-las. Hoje estamos no Centro, onde existem os bancos e casas lotéricas, então, queremos pedir que os tratem com dignidade e respeito”, frisa Libbya Cantanhede, coordenadora da Proteção Social Básica.

Dentre os canais de denúncias para casos de violação dos direitos da pessoa idosa, estão: CREAS (99) 98804-1869 e Disque 100.

“Nós trabalhamos a proteção, a dignidade e o respeito com a pessoa idosa, queremos dizer não a essa violência. Estamos buscando a conscientização da sociedade e dos familiares, para que possam proteger e cuidar dos idosos. Temos que trazê-los para a convivência comunitária.”, disse Ana Lúcia Ximenes, secretária da SMADS.