terça-feira, 1 de julho de 2014

Câmara Municipal de Caxias encerra atividades do primeiro semestre 
A presidente Ana Lucia presidiu a sessão legislativa
que encerrou o primeiro semestre no parlamento. 
Finalmente deu quorum e na noite desta segunda-feira (30), os vereadores de Caxias conseguiram se reunir no plenário da Câmara Municipal para realizarem a sessão que marcou o encerramento do primeiro semestre de atividades no parlamento municipal. 
Na galeria da Casa uma bandeira do movimento regueiro foi afixada na parede do prédio, pessoas adeptas ao reggae aguardavam pela aprovação do Projeto de Lei de autoria do vereador Fábio Gentil quê cria no município o Dia Municipal do Regueiro. O PL foi aprovado pelos vereadores e a data escolhida foi o 19 de setembro. Na sua justificativa o vereador FG enfatizou que homenageia Edson Matos [in memoriam], o primeiro proprietário de uma radiola de reggae na cidade de Caxias.  
Um público pequeno esteve presente a ultima Sessão Legislativa que marcou a despedida dos vereadores do plenário Edson Vidigal neste primeiro semestre. Os edis Catulé, Ronaldo Chaves, Mario Assunção e Taniery Cantalice não compareceram ao trabalho de finalização das atividades parlamentares.
A saúde e os festejos juninos no município foram colocados na pauta de discussão entre os vereadores da situação e oposição.
Pelo lado da oposição, o vereador Fábio Gentil foi o primeiro a subir na tribuna e disparou contra a Secretaria de Cultura que, segundo o edil oposicionista, promoveu um pífio arraial aos amantes da cultura e de festas juninas em Caxias. O assunto sobre a Saúde publica do município foi o tema escolhido pele vereadora Benvinda, vale ressaltar que a parlamentar não muda o discurso, sempre as mesmas palavras criticando o governo municipal e safando o estadual da responsabilidade, refrescando a memória que há um ano e meio constrói o hospital regional as margens da BR - 316 e o mesmo não tem data para ser entregue à população que sofre com o descaso do Estado para com os caxienses. 
Pela Situação, o vereador Jerônimo usou a tribuna e saiu em defesa do governo municipal diante das acusações dos parlamentares oposicionistas. O edil reconheceu que de fato o arraial promovido pela Secretaria de Cultura não trouxe  bandas de nome que chamasse à atenção do publico, mas o mais importante foi a valorização das quadrilhas, artistas da terra e outras atrações, por parte da Prefeitura, que se apresentaram na praça do Panteon, acrescentou ainda dizendo que antes da oposição criticar a atual administração é preciso resgatar a história e o passado de Caxias, relembrou o projeto das águas vão rolar e do dinheiro destinado pelo Ministério da Saúde para a construção do hospital do câncer no município. 
O discurso do vereador Jerônimo foi aparteado pela vereadora Thais Coutinho, que disse não ter visto nada de vergonhoso no arraial promovido pela Prefeitura na praça do Panteon, a parlamentar enfatizou que vergonha foi a governadora Roseana Sarney enviar hum milhão de reais para a realização de um arraial privado em Caxias e não enviou um único centavo para a Secretaria Municipal de Cultura realizar os festejos juninos do município. 
No final dos trabalhos a presidente Ana Lucia fez suas considerações finais e agradeceu a presença do publico que durante este primeiro semestre prestigiou as sessões legislativas realizadas na augusta Casa do Povo. Os parlamentares terão todo o mês de julho do recesso parlamentar, irão aproveitar para visitar suas bases eleitorais  e retornarão em agosto com as baterias recarregadas.